Fiocruz abre concurso com oportunidade para geografia

Fiocruz abre concurso com oportunidade para geografia

Fiocruz abre concurso com oportunidade para geografia. O edital de ingresso ao cargo de pesquisador em saúde pública traz uma oportunidade para a área de Vigilância em Saúde e Ambiente na Amazônia, com local de atuação no Amazonas.

O período de inscrições vai de 22 de janeiro a 05 de março de 2024. Logo abaixo, é possível conferir mais detalhes sobre este concurso.

Atribuições: Delinear e executar estudos, a partir de grandes bases de dados públicos e de trabalhos de campo com populações vulneráveis na Amazônia, integrando metodologias qualitativas e quantitativas que visem ampliar o conhecimento acerca dos determinantes ambientais, sociais e culturais de problemas de saúde de interesse na região amazônica, em contexto de mudanças climáticas extremas e crises sanitárias que impactam sobre a saúde e o bem-estar de populações humanas. Atuar em diferentes atividades de ensino, em particular em nível de mestrado e doutorado. Contribuir à captação de recursos para pesquisa na Amazônia em editais de agências de fomento nacionais e internacionais. Participar de atividades institucionais de cooperação técnica, com ênfase no fortalecimento de parcerias loco-regionais e internacionais.

Pré-requisito: Qualquer graduação e Mestrado em Saúde Coletiva, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia Aplicada, Geografia Humana, Geografia da População, Meio Ambiente e Agrárias, Sociais e Humanidades, Ciências Ambientais.

Conteúdo Programático:

1. Conceitos introdutórios de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e epistemologia.

2. Conceitos básicos de epidemiologia e saúde pública.

3. Tópicos de pesquisa interdisciplinar e de métodos mistos de investigação científica.

4. Conceitos de bioestatística aplicados à vigilância em saúde e ambiente.

5. Conceituação, definição e mensuração do bem-estar humano, saúde, justiça e equidade, com ênfase em populações vulneráveis e tradicionais na Amazônia.

6. Peculiaridades do Sistema Único de Saúde (SUS) na Amazônia.

7. Geografia, história e políticas públicas na Amazônia.

8. Análise espacial e os Sistemas de Informações Geográficas para a Vigilância em saúde e ambiente.

9. Relações entre meio ambiente, cidadania, desenvolvimento e determinantes sociais em saúde, em contexto de mudanças climáticas extremas.

Locais de realização da primeira etapa do concurso: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador ou Teresina

O edital completo pode ser acessado aqui.

Deixe uma resposta