Aplicações práticas de Sistemas de Informação Geográfica

Um SIG (Geographic Information System, sistema de informações geográficas) é um sistema usado para coletar dados e incorporá-los a fim de armazenar, examinar, distribuir e mostrar informações geográficas. Os dados gis exibem características reais do mundo, como elevações, terrenos e redes de transporte, em formato digital. As imagens exibidas vêm da área onde as informações foram recuperadas. Os usuários podem levar as informações para fins como analisar os dados exibidos digitalmente, mapear os dados e editar os dados.

Um SIG incluirá software de aplicação para fotografia aérea, levantamento de terras, mapeamento geográfico extensivo, sensoriamento remoto e muito mais. É frequentemente usado para estudar problemas globais em um esforço para encontrar soluções muito mais rapidamente.

Recentemente, sistemas de informação geográfica foram desenvolvidos para serem usados pelo
público. Por exemplo, Bing Maps e Google Maps são aplicativos GIS agora usados por milhões de pessoas em todo o mundo. Através de mapeamento interativo da web, o público agora tem acesso a grandes volumes de informações geográficas. Outro uso importante do SIG é o seu uso no estudo das mudanças climáticas. Agora é usado no rastreamento e análise de dados sobre o impacto das mudanças climáticas. Por exemplo, o SIG é usado para estudar o derretimento do gelo no Ártico.

O mapeamento de terremotos é outra maneira de se usar o SIG.
Pode-se mapear mudanças tectônicas em áreas de terremotos de alto risco para planejamento de segurança pública e desenvolvimento de negócios, como determinar taxas de seguro. Em relação às técnicas de marketing empresarial, uma empresa pode usar o SIG para analisar dados demográficos para encontrar regiões onde provavelmente venderão seus produtos ou serviços.

Os governos podem utilizar o SIG para analisar informações censitárias, como estatísticas de saúde e educação. Isso é útil para criar ou modificar políticas públicas e gastos do governo. Também pode fornecer assistência de pesquisa em saúde, como analisar dados de pesquisa de doenças cardíacas. Além disso, pode ajudar na criação de empregos nas regiões apropriadas, o que pode dar um impulso à economia.

Não só a tecnologia GIS é usada para pesquisa sobre mudanças climáticas, como pode ser usada para logística de segurança e aplicação da lei, planejamento urbano e desenvolvimento, como selecionar onde desenvolver comunidades e estradas que terão o menor impacto ambiental, marketing de negócios e avaliar um potencial mercado de negócios, cartografia, gerenciamento de recursos naturais, mapeamento de recursos naturais, análise de pesquisa arqueológica e rastreamento e análise de desastres naturais com a intenção de melhorar o tempo de resposta a emergências.

Além disso, a tecnologia GIS pode ser usada como uma ferramenta educacional para escolas de tecnologia e universidades para estudos como geografia, ciência e matemática. Mesmo os estudantes do ensino médio podem fazer uso de SIG em seu currículo.

O mapeamento de onde os lugares e objetos estão localizados ajudará as pessoas a encontrar lugares que tenham os atributos que estão procurando, e se houver problemas, eles podem então identificar o que precisa ser feito e montar uma estratégia eficiente e eficaz de resolução de problemas.

Além disso, eles são capazes de ver padrões importantes emergindo. O objetivo do SIG é identificar novas tendências a partir da pesquisa analisada. Estudar dados usando o Sistema de Informações Geográficas ajudará a aprender e a entender as informações muito mais rápido e fácil.

Deixe uma resposta