Drones e certificação digital – um passo a mais no item segurança

A expansão e popularização das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), Veículos aéreos não tripulados (Vants) ou simplesmente Drones pegaram muitos órgãos governamentais de regulação do espaço aéreo de surpresa.

A prova disso é a dificuldade de muitos destes órgãos criarem leis específicas para o setor a fim de garantir a segurança física e jurídica no espaço aéreo. A certificação digital de drones e a certificação de operadores poderão ajudar a controlar o acesso ao espaço aéreo, além de garantir mais segurança para os pilotos e a população em geral.

Mas o que é certificação digital?

A Certificação digital é o mecanismo de segurança capaz de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Um certificado digital geralmente contém as seguintes informações:

  • Chave pública e número de série

  • Período de validade do certificado

  • Nome e a assinatura da entidade que assinou o certificado

  • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública

A Identificação digital de drones a partir da certificação digital poderá garantir maior segurança ao espaço aéreo, pois será possível identificar tanto os drones quanto seus operadores ou responsáveis.

Essa tecnologia tem-se tornado realidade com o grande crescimento de vendas no setor e junto com a certificação de pilotos, profissionalizam e tornam mais seguras as operações com drones e sistemas embarcados. As empresas AirMap e Digicert, pioneiras neste setor, garantem que os operadores poderão registrar seus drones online.

A certificação de pilotos de drones também já é uma realidade em alguns países. Entidades como a Norte Americana FAA (Federal Aviation Administration), já possuem protocolos específicos para a certificação de pilotos de drones, onde escolas que ensinam pessoas a operarem drones poderão ser responsáveis, mediante uma autorização da entidade competente, desde a operação, técnicas de segurança, legislação e até a manutenção.

No Brasil ainda não temos uma regulamentação específica para as escolas de drones e nem informações claras para a obtenção de carteirinha de piloto de drone.