Vórtice Ciclônico Polar

Vórtice Ciclônico Polar e a onda de frio que atinge os EUA

Sumário

Introdução

Uma onda de frio severa atinge os EUA, Canadá e parte do México nas últimas semanas, com extremos de temperatura muito abaixo de 0°C, com sensação térmica chegando a -50°C. Este Já é considerado o pior frio das últimas décadas.

É importante destacar que as maiores ondas de frio que ocorrem na América do norte, Europa e Ásia estão geralmente associadas ao deslocamento do vórtice ciclônico polar originado na região do ártico.

O que é Vórtice Ciclônico Polar (Vórtex)?

Vórtice ou Vórtex são escoamentos que podem ser circulares, ou rotacionais que formam uma espiral, podendo ocorrer nos rios, oceanos e na atmosfera como os furacões e tornados.

A característica de um vórtice é a rotacionalidade em alta escala de grandes massas de ar, ou seja, são ventos que se deslocam como um redemoinho. No polo norte esse redemoinho gira no sentido anti-horário, já no polo sul gira no sentido horário.

Porque o Vórtice Ciclônico Polar se desloca?

Em condições normais o Vórtice Ciclônico Polar ou Vórtex fica em torno do círculo polar ártico até o polo norte. Ali existe um centro de baixa pressão, localizado na estratosfera a aproximadamente 24 mil metros de altitude. É esse centro de baixa pressão na estratosfera que gera uma espécie de redemoinho.

Quando chega o inverno no hemisfério norte, o Vórtex em determinadas situações avança em direção a latitudes temperadas ou medianas. Nessa região há presença de ventos de alta velocidade que sopram de oeste para leste a mais ou menos 5 mil metros de altitude na região denominada troposfera, sendo a primeira camada da atmosfera.

Mais então o que provoca esse deslocamento do Vórtice Ciclônico? Veja a figura abaixo.

Vórtice Ciclônico Polar

Em condições normais, uma corrente de ar conhecida como corrente de jato (polar jet stream) envolve o ciclone em uma determinada área, não deixando ele se expandir. Isso faz com que o Vórtice Polar permaneça estável (stable polar vortex).

Às vezes, a corrente de jato fica desestabilizada ou enfraquecida e partes do ciclone se separam do corpo central na forma de braços que se movem para o sul. Isso faz com que o Vórtice Polar rompa essa barreira que o mantém estável (disrupted polar vortex).

Vórtice Ciclônico Polar e as mudanças climáticas

Especialistas tem publicado estudos científicos que relacionam o aumento da temperatura no Polo Norte, causado pelas mudanças climáticas, com os estranhos comportamentos observados na corrente de jato, que quando enfraquecidas permitem o avanço do vórtex, causando ondas de frios extremos e eventos climáticos como a chuva congelada.

Chuva congelada

Chuva congelada: Fonte: IAP

Deixe uma resposta