U

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Umidade

Presença de água nos corpos sólidos ou gasosos.

Umidade relativa 

É uma razão da quantidade de vapor d’água que de fato está no ar comparada ao máximo possível em uma determinada temperatura. A umidade relativa nos diz quanto realmente falta para o ar atingir a saturação máxima. O ar quando está seco possui um valor menor de umidade. Ar relativamente úmido, possui uma maior porcentagem de umidade relativa. Diz-se que quando a umidade relativa do ar está próxima de 100% qualquer adição de vapor d’água ou redução da temperatura pode ocasionar uma precipitação (chuva). 

União aduaneira

É considerado o estágio intermediário de integração entre os países.

Unir

Em geoprocessamento é a função de edição de imagens que combina elementos superpostos, ligando todos os pontos de interseção.

Universo

Os astros e as diferentes energias são os elementos fundamentais que constituem o que denominamos Universo. Termo também usado em Estatística para se referir a um conjunto de elementos, por exemplo, o “universo de pessoas”.

Urânio

Material maleável, dúctil e 80% mais denso que o chumbo. É muito utilizado na fabricação de bombas atômicas por ser um material radioativo. As maiores concentrações de urânio estão nas rochas sedimentares.

Urbanização

É o processo social que consiste na liberação de indivíduos das atividades de plantio e coleta de alimentos, o que cria uma corrente migratória do campo em direção de cidades. Foi a partir de 1950 que houve o início de um intenso processo de urbanização e crescimento urbano no Brasil. Muitas áreas cresceram de forma desordenada e mal planejada, gerando problemas urbanos sérios como: favelas, esgoto a céu aberto, moradias irregulares e ruas mal planejadas.

Urbano

Relativo à cidade; pertence à cidade, citadino; que se encontra dentro de uma cidade.

Urano

Sétimo planeta do Sistema Solar, em distância do Sol, sem considerar a Terra.

Usuário

Termo muito usado na área de informática para nomear qualquer pessoa ou entidade que usa um computador.