S

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

SAD 69 (South American Datum de 1969)

Sistema geodésico regional. A sua utilização pelos países sul-americanos foi recomendada em 1969 através da aprovação do relatório final do Grupo de Trabalho sobre o datum sul-americano, pelo Comitê de Geodésia reunido na XI Reunião Pan-americana de Consulta sobre Cartografia.

Salinização

Ocorre quando há excesso de evaporação da água existente no solo, trazendo os sais das camadas mais profundas para as camadas mais superficiais.

Satélite

Corpo celeste que gira em torno de um planeta.

Satélite Geo-estacionário

Satélite cuja órbita se situa a aproximadamente 35.000 Km da superfície da Terra, sobre a linha do Equador.

Satélites Meteorológicos

São satélites que giram em órbita geoestacionárias, muito distantes da Terra, a aproximadamente 36 mil quilômetros de altitude. Esta órbita permite aos satélites sempre manter sua antena apontada para o mesmo local, pois sua velocidade de deslocamento é similar a velocidade de rotação terrestre.

Saturação do solo

É quando o solo não suporta mais nenhuma quantidade de água por meio da infiltração.

Sazonalidade

Refere-se tanto a variação sazonal da posição do sol acima do horizonte quanto as mudanças na duração do dia ao longo do ano.

Segmentação de imagens

Em sensoriamento remoto consiste no processo de classificação por região onde serão agrupados os pixels que possuem características semelhantes.

Semiologia

Estudo dos tipos de sinais utilizados num processo de comunicação.

Sensor

Dispositivo que capta e registra a energia refletida ou emitida por elementos ou objetos.

Sensores ativos

São sensores abordo de satélites que por não possuírem uma fonte de energia própria necessitam da energia solar para captar a reflectância dos objetos.

Sensores passivos

Sensores que não necessitam de radiação solar para registrar a reflectância dos objetos. Por conseguintes, estes sensores são capazes de imagear áreas em qualquer período do dia ou da noite.

Sensoriamento remoto

Ciência e técnica que utiliza sensores na captação e no registro da energia refletida ou emitida pelos objetos na superfície terrestre. O produto gerado por esta captação é geralmente apresentado em forma de imagem, na qual poderá ser utilizada para fins diversos na área ambiental.

Sequestro de Carbono

Expressão utilizada para indicar métodos de retirada de carbono da atmosfera. A fixação do carbono ocorre geralmente nos solos, florestas e oceanos. Este termo, cunhado na Conferência de Quioto em 1997, tem ganhado espaço no meio empresarial e ambiental por meio do chamado crédito de carbono, onde a cada 1 tonelada de dióxido de carbono que a empresa deixa de lançar na atmosfera corresponde a 1 crédito de carbono. Cada crédito possui um valor específico. Neste sentido, empresas que acabam poluindo mais são as que mais compram créditos de carbono.

Serra

Termo utilizado para descrever um terreno bastante acidentado e com fortes desníveis.

Sinuosidade

Refere-se a quantidade de meandros que um rio possui. Quanto mais sinuoso maior será a quantidade de meandros de um rio.

Sismógrafo

Aparelho utilizado para medir os terrenos ou sismos de uma determinada área.

Sismologia

É a ciência que se preocupa em estudar a ocorrência de terremos ou sismos.

Sítio

Pode ser considerado como um lugar determinado no qual se coloca algum fato, destinado a um uso, atividade e função ou simplesmente utilizado como referência de localização. Designa a localização precisa de uma cidade, por exemplo, em um terraço fluvial, numa encosta ou no
fundo de um vale estreito.

Solo

Camada superficial da terra que concentra todo o tipo de vida microbiana. O solo é composto por diferentes partículas de rocha em diferentes estágios de desagregação, água e substâncias químicas em dissolução, organismos vivos, ar e matéria orgânica em distintas fases de decomposição. Uma característica do solo é o seu desenvolvimento em diferentes camadas aproximadamente horizontais, daí o termo: horizontes do solo.

Socialismo

Doutrina político-ideológica que propõe a construção de uma sociedade sem classes sociais, a abolição da propriedade privada dos meios de produção e o fim da exploração do homem pelo homem.

Solstício

há uma diferença máxima entre a duração do dia e da noite: em um hemisfério a noite será a maior do ano enquanto que, no outro hemisfério, este mesmo dia será o mais longo. A partir daí esta diferença irá gradativamente diminuindo. 

Suburbanização

É um processo urbana que está relacionado ao desenvolvimento de subúrbios em torno das grandes cidades e áreas metropolitanas. Ocorre a partir do crescimento demográfico e pela reestruturação interna das cidades.