Professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado certamente precisam publicar suas pesquisas em boas revistas, pois a reputação e a divulgação do seu artigo também depende da revista científica que você escolhe. Além disso, o conteúdo que você deseja publicar também precisa estar de acordo com as regras da revista, caso contrário, poderá ter a submissão do seu manuscrito negada pelos avaliadores.

Por que publicar seus artigos científicos?

Ter pesquisas científicas elaboradas por você e publicadas em revistas importantes, agrega muito valor ao currículo do profissional. Independente da área de atuação ou dos assuntos abordados no artigo científico, ter essas informações publicadas proporciona mais autoridade para seu currículo, o que por sua vez poderá alavancar sua carreira acadêmica.

Se proteger contra plágio também é outro motivo para que você publique seu artigo. Infelizmente existe uma prática recorrente de outros pesquisadores copiarem estudos de outros e apresentarem como sendo seus. Acredite, esta é uma prática comum no meio acadêmico.

Com sua publicação, outros pesquisadores poderão encontrar informações de qualidade, o que poderá ainda resultar em mais desenvolvimento tecnológico e disseminação de informações. Imagine só ser citado por outros pesquisadores sobre os estudos que você desenvolveu?

Pensando em todos esses detalhes, o blog da geografia criou uma lista contendo 21 revistas científicas, com seu respectivo extrato Qualis/2017, para quem deseja publicar o seu artigo na área de geografia Confira a lista a seguir.

Acta Geográfica – Qualis B1;

Ambiente & Sociedade – Qualis A1;

Anuário IGEO – Qualis B2;

Boletim Goiano de Geografia – Qualis A1;

Caminhos de Geografia – Qualis A2;

Ciência Geográfica – Qualis A3;

Estudos Geográficos – Qualis B2;

Geo UERJ – Qualis B1;

Geografia (Londrina) – Qualis A4;

Hygeia – Qualis B1;

Mercator – Qualis A1;

Paisagem e Ambiente – Qualis A3;

Perspectiva Geográfica – Qualis B1;

Revista Brasileira de Educação em Geografia – Qualis A2;

Revista do Departamento de Geografia – USP – Qualis A4;

Revista Brasileira de Geografia Física – Qualis A3;

Revista Geonorte – Qualis B1;

Sociedade & Natureza – Qualis A2;

Terra Livre – Qualis B1;

Revista científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento – Qualis B3.

A Revista Núcleo do Conhecimento (NC) é uma revista que publica artigos em diferentes áreas do conhecimento. Os artigos são publicados de forma continua e a taxa de publicação varia de acordo com o tempo para a publicação do texto, podendo ser de alguns dias até 180 dias.

Revista da Casa da Geografia de Sobral

A Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) é uma revista acadêmica, Qualis B1, sem fins lucrativos (não cobra taxas de publicação aos autores), que publica artigos científicos nas áreas de Geografia, Geociências e Ciências Humanas, em línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, promovendo o intercâmbio da ciência geográfica no Brasil e no mundo.

DOI, ID ORCID e citações

Agora, quando falamos em revistas científicas, anais ou periódicos, estamos falando de uma publicação profissional, onde você terá seu próprio ID ORCID, DOI, ISBN e ISSN.

O DOI é a identificação dada a cada um dos artigos científicos publicados. Essa identificação facilita as citações e menções feitas por outros autores em outros projetos acadêmicos, tornando o acesso ao autor do trabalho muito mais fácil. Por outro lado, há o ID ORCID, que é muito parecido com o DOI, mas que possui um pouco mais de ferramentas.

No modelo de identificação ID ORCID, o nome do pesquisador que é identificado através de um código alfanumérico. Considerando que há diversas pessoas com o mesmo nome no Brasil e no mundo, é fundamental que exista uma identificação para cada um dos pesquisadores.

Atualmente, essa identificação se tornou obrigatória para publicações feitas na revista Scielo a partir de 2019. Isso significa que quem quiser publicar no periódico Scielo precisa ter o ID ORCID.

Neste sentido, é interessante publicar o seu artigo científico? É fundamental, pois não é suficiente você apenas ler, é preciso produzir para que você possa contribuir com a ampliação do conhecimento sobre um determinado assunto e  para que você possa ter uma ascensão acadêmica e profissional.

Deixe uma resposta