As tecnologias quando utilizadas de forma adequada pelos educadores podem fomentar o processo de ensino e aprendizagem. Uma tecnologia relativamente jovem, mas com grande potencial de aplicação no ensino é a Realidade Aumentada (RA).

Com o avanço da tecnologia, é possível integrar elementos virtuais ao mundo real, por exemplo, visualizando imagens em 3D através da câmera de aparelhos celulares. Isso é o que chamamos de realidade aumentada!

Ao longo dos últimos anos, muitas tecnologias vêm sendo desenvolvidas com o intuito de fomentar o processo de ensino dentro e fora de sala de aula. Uma tecnologia recente que vem sendo aplicada nesta área é a RA. Trata-se de uma tecnologia que contribui para facilitar a compreensão de fenômenos complexos fornecendo experiências visuais e interativas únicas através da combinação do real com o virtual, além de auxiliar na comunicação de problemas abstratos aos aprendizes [1]

O aplicativo LandscapAR utilizando a realidade aumentada, transforma curvas de nível em uma paisagem do relevo em 3D. Basta desenhar as curvas de nível com caneta permanente preta em um papel branco sob uma superfície preta, abrir o aplicativo e posicionar a câmera para o desenho.

Após escanear o desenho pelo botão Scan, o aplicativo transforma as curvas de nível em um incrível modelo 3D do relevo.

O aplicativo é uma ótima ferramenta para trabalhar mapas topográficos em Cartografia e tipos de relevo em Geomorfologia. Estimulando a política do BYOD (Bring your own device ), o aluno pode aprender na prática a desenhar curvas de nível e a reproduzir os tipos de relevo encontrados na superfície terrestre.

Baixe o aplicativo LandscapAR pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=de.berlin.reality.augmented.landscapar&hl=pt_BR

[1] https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2945

Deixe uma resposta