A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Radar
Abreviação do termo Radio Detection and Ranging . É considerado um sensor capaz de detectar alvos através de obstáculos que os outros sensores não são capazes, como vegetação, nuvens, etc.
Radiância
Refere-se a intensidade de energia eletromagnética por unidade de área, emitida por um elemento numa dada direção.
Rádio
É o conjunto de energias de frequência menor que 300MHz (comprimento de onda maior que 1m). Estas ondas são utilizadas principalmente em telecomunicações e radiodifusão.
Rastejamento
Deslizamento do solo. Este ocorre a partir de movimentos lentos e contínuos.
Ravina
Pequenos sulcos que aparecem nos terrenos devido ao trabalho erosivo das águas.
Realce
Em sensoriamento remoto é qualquer processo utilizado para melhorar a representação de dados em um mapa ou em uma imagem fotográfica ou orbital, visando a facilitar a sua leitura.
Reambulação
Processo de verificação e identificação de detalhes no campo, os quais o operador é incapaz de interpretar durante a restituição. Exemplos comuns desse tipo de detalhe são o traçado de linhas de limites, os nomes de lugares etc.
Rede de drenagem
Também referida como rede hidrográfica. É a maneira como se dispõem o traçado dos rios. Existem diversos tipos de redes de drenagem como: dendrítica, anastomosada, anelar, radial, angular, paralela, centrifuga e retangular.
Reflectância
Refere-se à razão entre a energia incidente numa superfície e a energia eletromagnética refletida.
Refração
Refere-se ao desvio da luz quando ela passa de um meio a um outro de densidade diferente.
Relevo
É a diversidade de aspectos da superfície da crosta terrestre, ou seja, o conjunto dos desnivelamentos da superfície do globo.
Resolução
Distância mínima entre dois elementos contíguos em uma imagem. Em sensoriamento remoto a resolução, também chamada de resolução espacial, é definida como a capacidade que o sensor tem de discriminar objetos em função do tamanho destes. Por exemplo: um sensor com resolução espacial de 10 metros, é capaz de detectar objetos maiores que 10 x 10 m, ou seja, 100 m².
Resolução radiométrica
Capacidade que um sensor tem de discriminar a intensidade de energia refletida ou emitida pelos objetos. Esta resolução determina o intervalo de valores, associados a níveis de cinza, que é possível utilizar para representar os objetos em uma imagem.
Resolução temporal
É a frequência com que um satélite volta a imagear uma mesma área novamente. Por exemplo: o satélite Landsat 5, sensor TM, leva 16 dias para gerar imagens da mesma área novamente.
Restinga
Depósito arenoso paralelo à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, com cobertura vegetal em mosaico, é encontrada em praias, cordões arenosos, dunas e depressões, apresentando, de acordo com o estágio sucessional, estrato herbáceo, arbustivo e arbóreo, este último mais interiorizado.
Rocha magmática ou ígneas
Este tipo de rocha é resultado da consolidação do magma. São consideradas intrusivas quando se solidificam de modo lento e gradual na litosfera. São extrusivas quando se consolidam em contato com a atmosfera.
Rochas metamórficas
São resultados de alterações provocadas em rochas preexistentes pelas altas temperaturas e pressão.
Rochas sedimentares
Este tipo de rocha resulta do acúmulo de sedimentos que se formaram em diferentes eras geológicas.
Rumo
Rumo de uma linha é o menor ângulo horizontal, formado entre a direção NORTE/SUL e a linha, medindo a partir do NORTE ou do SUL, no sentido horário (à direita) ou sentido anti-horário (à esquerda) e variando de 0° a 90º
Rotação Terrestre
É o movimento que a Terra executa revolvendo-se sobre si. A duração de uma rotação da Terra é de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Este movimento é responsável por gerar os dias e as noites. A velocidade deste movimento é de cerca de 1666 km/h.
Revolução verde
Movimento que se iniciou por volta de 1950 e que teve como característica mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas. Estas mudanças propiciaram uma completa revolução no campo com a introdução de modernas práticas agrícolas, tais como: melhoramento de sementes, utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e a mecanização das técnicas de preparo do solo e de colheita agrícola.