Questões sobre globalização

Bem vindo ao simulado sobre o tema Globalização.  Assim que responder as questões, clique em finalizar o simulado no final da página.

Ajude-nos compartilhando este conteúdo com seus amigos.

 

 

 

Questão 253

(Enem-2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

Questão 254

(Enem-2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação.

Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.

CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:

Questão 250 - O processo de globalização, somado à ampliação do acesso a novas tecnologias de transporte e comunicação, ajudou a impulsionar novos deslocamentos populacionais a partir do final dos anos sessenta. Indique abaixo a resposta correta em relação a este tema. (FVG-SP)

Questão 252

(Enem-2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:

Questão 251 - O processo de globalização tende a homogeneizar as diferenças na sociedade e no espaço. Entretanto, o processo histórico de ocupação do território e o desenvolvimento econômico da sociedade têm sido capazes de produzir lugares diferenciados. No Rio Grande do Sul, esses processos permitem identificar três regiões geoeconômicas distintas, com características sociais, econômicas e da paisagem que as diferenciam. (UFPe l-RS)

As regiões geoeconômicas referidas estão identificadas no mapa seguinte.


questoes-sobre-globalizacao

Numere, conforme o mapa, para cada caracterização a seguir, a região a ela correspondente.

( ) Região caracterizada pela preponderância de pequenas e médias propriedades rurais, com predomínio do cultivo da soja e do trigo.

( ) Região que possui em sua estrutura fundiária grandes propriedades rurais, sendo dominante a pecuária extensiva.

( ) Região com alto grau de industrialização e pequenas propriedades rurais. 

( ) Região que corresponde à paisagem do Litoral, Depressão Central e Campanha.

( ) Região que concentra cerca de 50% da população gaúcha, 61% da riqueza produzida no estado, e em que se localiza a borda do Planalto, também
conhecida como Serra Gaúcha.

Marque a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a numeração correta.

Deixe uma resposta