Geopolítica – Anos finais do Ensino Fundamental

Bem vindo ao simulado sobre Geopolítica destinado para os anos finais do ensino fundamental e para quem adora esta maravilhosa área do conhecimento.

Assim que responder as questões, clique em finalizar o simulado para saber as questões corretas.

Ah, não esqueça de compartilhar este simulado com os seus amigos.

 

Questão 256

(Enem 2018) A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.

DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.

A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)

Questão 248

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou, nesta semana, à Justiça Federal de Americana (a 127 km de São Paulo) quatro pessoas acusadas de manter em condições análogas a de escravos 51 trabalhadores, 45 deles bolivianos. [...] No esquema, os trabalhadores eram mantidos alojados dentro da própria confecção, o que configura desrespeito às leis trabalhistas. Eles trabalhavam até 14 horas por dia e recebendo entre R$ 0,12 e R$ 0,20 por peça. Além disso, os trabalhadores ficavam três meses sem receber, logo que chegavam, para cobrir os custos da viagem. Eles eram mantidos dentro do local com portões fechados com cadeado e não podiam sair sem autorização. Não havia contrato formal de trabalho e a denúncia também aponta as más condições de higiene e acomodação no alojamento.

Confecção que atendia grifes famosas usava trabalho escravo em SP, diz MPF. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2022.

 

Esse tipo de trabalho está inserido numa lógica produtiva muito organizada e lucrativa. A principal razão econômica da existência desse tipo de trabalho é

Questão 249 - Os dados da tabela a seguir mostram alguns aspectos das sociedades dos países membros do BRICS.

avanços nos BRICs

Apesar de avanços no IDH, Brasil está abaixo da média da América Latina - Fonte: Carta Capital 

Nos últimos anos, um conjunto de países emergentes passou a ganhar grande destaque no cenário global, são os BRICS.  Apesar das grandes diferenças entre os membros, há pelo menos um desafio em comum a todos eles, que é




Questão 244

Os presidentes do grupo de potências emergentes BRICS anunciaram nesta terça-feira a criação de um banco de desenvolvimento com fundos iniciais de 50 bilhões de dólares com sede em Xangai - segundo a declaração oficial da cúpula. [...] Os chefes de Estado de Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul também acordaram um fundo de reservas no valor de 100 bilhões de dólares, destinado à ajuda mútua em caso de crise.

Presidentes do BRICS criam banco de desenvolvimento com sede em Xangai. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2022.

 

 

A criação de um banco de desenvolvimento de atuação mundial, por parte dos países dos BRICS ajuda a revelar uma realidade surgida na Nova Ordem Mundial que é

 

Questão 247 - As pirâmides etárias a seguir mostram como estava a estrutura demográfica da China em 2010 e apresentam uma projeção para 2050.


Pirâmides etárias

China, Mongolia, the Koreas, and Japan. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2022.

A partir da leitura das pirâmides, e admitindo que as projeções para 2050 se confirmem, a China apresentará nesse período uma população que exigirá maior número de políticas públicas voltadas para atender as necessidades dos

Questão 255

(Enem 2019) A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado)

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão politica por estar associado ao(à)

Deixe uma resposta