Enem 2010.1 – Prova oficial geografia

Bem vindo ao simulado

1. 
Questão

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do
Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira no Pará agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

(BACOCCINA, D.; QUEIROZ, G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.º 655, 28 abr. 2010 - adaptado)

Os impasses, resistência e desafios associados a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:

2. 
Questão

A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a
escravização do homem que seu poder.

(DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 - adaptado)


Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no inicio do século XIX?

3. 
Questão

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São
Luís. Por seus, aproximadamente, 900 km de linha, passam hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.

(Disponível em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 - adaptado)

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a:

4. 
Questão

A evolução do processo de transformação de matérias primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que:

5. 
Questão

Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.

(RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006)

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre:

6. 
Questão

O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

(ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://clippingmp.gov.br. Acesso em: 31 jul.2010)

Entre os países emergentes que formam o G20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países:

7. 
Questão

Os lixões são o pior tipo de disposição final de resíduo sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de
controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

(RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 08. SP, Instituto Socioambiental, 07)

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde publica porque os lixões:

8. 
Questão

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição
e data: Latitude 49º49’ N, Longitude 23º49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

(KLINK, A. Parati: entre dois pólos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 - adaptado)

No texto o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

9. 
Questão

Figura para a questão 5 e 6 


O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?

10. 
Questão

Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto os reflexos são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana. Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana das cidades brasileiras é:

11. 
Questão



O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são:

12. 
Questão

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões e acréscimos, cada vez mais sofisticados e carregados de artificio. Esse mundo artificial inclui hoje, o mundo rural.
(SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996)

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é:

13. 
Questão

Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação das informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a:

14. 
Questão

A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).

(Ribeiro, H. S. Araraquara: Wunderlich, 01 - adp)

O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência:

15. 
Questão




O gráfico representa o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

Deixe uma resposta