Desigualdade social e seus vários aspectos

Bem vindo ao simulado sobre desigualdade social e seus vários aspectos. Quantidade de questões: 11

No Brasil, durante a década de 1930, a ideia da mistura de raças começa a ser discutida pelo sociólogo Gilberto Freyre. Nesse contexto, ele sugere que os negros, os indígenas e os brancos deveriam ser reconhecidos como partes igualmente importantes para a formação social do Brasil – negando qualquer distinção entre esses povos. Na realidade, a difusão desse pensamento

Observe o gráfico na sequência: Com base nas informações do gráfico, assinale a alternativa correta.


Disponível em: .

Considere as seguintes afirmações sobre os povos indígenas no Brasil. I – Os povos indígenas não demonstraram resistência à dominação portuguesa. II – A superioridade militar dos portugueses foi uma das razões para os indígenas cederem ao domínio dos colonizadores. III – A população indígena foi reduzida em mais de 85% durante o domínio colonial. IV – O genocídio praticado contra os povos indígenas é uma exclusividade do período colonial. Está correto apenas o que se afirma em:

Leia o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a história de seus conflitos e problemas envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nas origens da sociedade colonial, nosso país ficou marcado pela questão do racismo e, especificamente, pela exclusão dos negros. Mais que uma simples herança de nosso passado, essa problemática racial toca o nosso dia a dia de diferentes formas. Disponível em: . A desigualdade social no Brasil tem uma raiz na questão racial, a qual carregamos enquanto “herança do nosso passado”. Tal herança se refere

O gráfico a seguir mostra a coleta de esgoto por região do Brasil. Analisando o gráfico abaixo, é possível concluir que:


Disponível em: .

Observe a charge a seguir: A mensagem transmitida na charge está relacionada à/ ao
Desde 2015, o 1% mais rico detinha mais riqueza que o resto do planeta. Atualmente, oito homens detêm a mesma riqueza que a metade mais pobre do mundo. [...] A renda dos 10% mais pobres aumentou cerca de US$65 entre 1988 e 2011, enquanto dos 1% mais ricos aumentou cerca de US$11.800, ou seja, 182 vezes mais. Considerando o problema retratado no texto, assinale a alternativa correta.

O texto a seguir é um trecho de um discurso realizado pelo médico e antropólogo brasileiro João Batista Lacerda, durante a realização do Congresso Universal de Raças, em Paris, no ano de 1911:

A população mista do Brasil deverá ter pois, no intervalo de um século, um aspecto bem diferente do atual. As correntes de imigração europeia, aumentando a cada dia mais o elemento branco desta população, acabarão, depois de certo tempo, por sufocar os elementos nos quais poderia persistir ainda alguns traços do negro.

LACERDA, Joao Batista. 1911. Sur les métis au Brésil, Congrès Universel des Races, Paris, Imprimerie Devouge.

 

Considerando o contexto desse discurso, analise as afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

(    ) O processo de substituição do trabalho escravo pelo assalariado também tem raízes no preconceito contra a população negra.

(    )  A opção do Brasil para o trabalho assalariado foi trazer imigrantes japoneses e paraguaios.

(    ) O governo brasileiro, ao incentivar a vinda de imigrantes europeus, era contra miscigenação da população.

(    ) Esperava-se que, com a vinda dos imigrantes europeus, a população brasileira se tornasse majoritariamente branca.

Assinale a alternativa que indica o principal objetivo da demarcação das terras indígenas.

Observe a charge a seguir. A condição retratada pelo chargista está associada à/ ao


Disponível em: .

No Brasil, a desigualdade social tem raízes que remontam ao histórico de formação do país. Mas, considerando o período atual, são fatores associados à manutenção dessa desigualdade: I – a existência de uma elite agrária que ainda controla a maior parte das terras; II – o processo de industrialização, que conservou as desigualdades sociais e regionais; III – a inexistência de um sistema público de educação básica que atenda à população. Está correto o que está sendo afirmado em

Deixe uma resposta