Concurso AOCP – 2009 – Cargo: Professor

Bem vindo ao simulado para o cargo de professor de geografia organizado pela AOCP. Quantidade de questões específicas - 30

Cadastre seu e-mail para ser notificado quando novos simulados forem adicionados no site.

1. 
Segundo a lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008, modificou-se o número de fusos horários brasileiros. A partir dessa Lei, quantos fusos horários passaram a existir? Assinale a alternativa correta.

2. 
Cada região metropolitana possui um planejamento integrado de seu desenvolvimento urbano, que é elaborado por um conselho deliberativo nomeado pelo governo de cada estado e um conselho consultivo. Com essa medida procura-se

3. 
Considerando que o planejamento ambiental é importante para as ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinadas regiões, assinale a alternativa correta quanto à melhor forma de aplicá-lo.

4. 
Considerando que a distribuição da indústria de transformação, tais como siderúrgicas e refinarias, acompanha a história da industrialização no Brasil, assinale a alternativa correta que justifica tal afirmativa.

5. 
Considerando informações cartográficas, escala é uma relação definida entre. Assinale a alternativa INCORRETA.

6. 
“O problema agrário no país está na concentração de terra, uma das mais altas do mundo, e no latifúndio que nada produz”, afirma o professor José Vicente Tavares dos Santos. Sobre a questão agrária no Brasil podemos afirmar que? Assinale a alternativa INCORRETA.

7. 
O grande crescimento no uso de fontes de energia, liga-se ao avanço da industrialização, mas depende também do modelo político e econômico da sociedade, da forma pela qual ocorre o crescimento da economia e a distribuição dos rendimentos e do poder político. Sobre a utilização de fontes de energia e o desenvolvimento econômico brasileiro é possível afirmar? Assinale a alternativa correta.

8. 
Considerando que o Brasil sofreu intensa transformação em seu espaço rural e urbano nas últimas décadas, principalmente a partir de 1960, denominado de processo de urbanização, é possível afirmar que esse processo ocorreu.

9. 
Relevo são as formas do terreno, sua modelagem, as unidades ou compartimentos que um território apresenta: os vales, as montanhas e as serras, as chapadas, as depressões, os planaltos e as planícies. Quais são os agentes externos ou exógenos que modificam o relevo? Assinale a alternativa correta.

10. 
A extensão do litoral brasileiro aliado à sua posição geográfica confere ao país importante destaque geopolítico e estratégico. Condições climáticas propícias favorecem o transporte marítimo, que ocorre o ano inteiro. Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas no litoral brasileiro? Assinale a alternativa correta.

11. 
Considerando a formação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Assinale a alternativa correta, quanto à condição prévia que o Brasil e Argentina apresentaram para compor o Bloco Econômico.

12. 
Dentre os problemas que provocaram o desequilíbrio do solo da área rural e as consequências que resultaram desse processo podemos apontar:

13. 
Três elementos são básicos para a constituição da infraestrutura econômica, e em particular, industrial de uma nação: as fontes de energia, os transportes e as telecomunicações. Assinale a alternativa INCORRETA.

14. 
Além de passar a comandar o meio rural que lhe é vizinho (ou, às vezes, até aqueles bem distantes, como é o caso das metrópoles), sobre as cidades também é verdadeiro afirmar. Assinale a alternativa INCORRETA.

15. 
O pólo de Petrolina e Juazeiro, no médio vale do Rio São Francisco, é o maior complexo agroindustrial do semi-árido. Obras rodoviárias e de irrigação estimularam o surgimento de pólos de produção de frutas tropicais destinadas à exportação e ao mercado do Centro-Sul. Assinale a alternativa correta, quanto ao papel desempenhado pelas empresas agrícolas nacionais e transnacionais.

16. 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elaborou em 1990 o índice de avaliação denominado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Aponte quais indicadores sociais são utilizados para conhecer o IDH de um país. Assinale a alternativa correta.

17. 
Considerando que o planejamento ambiental pode ser utilizado para diversas intervenções, assinale a alternativa correta, quanto a uma de suas utilidades.

18. 
A rede hidrográfica brasileira reflete as elevadas condições de umidade da maior parte do território nacional, podendo ser considerada a mais densa do globo. Assinale a alternativa INCORRETA.

19. 
O que melhor expressa a contribuição da pesquisa ambiental, que deve ter metodologia e ser, por definição, integradora? Assinale a alternativa correta.

20. 
Considerando a grande quantidade de informações sobre o espaço das cidades, a sugestão seria a utilização de um sistema para visualizar informações cartográficas e gerar mapas temáticos que auxiliariam na organização de

21. 
De modo geral, o empobrecimento da fauna e da flora, a erosão dos solos ligados a um modelo agrícola intensivo, a expansão de infraestrutura de transportes e cidades, a poluição industrial, e a ausência de estação de tratamento de águas residuais, são ocorrências tratadas de que maneira no Brasil? Assinale a alternativa correta.

22. 
O litoral brasileiro apresenta uma diversidade de paisagens ao longo da costa, onde se alternam dunas, falésias, praias, mangues, recifes, baías, restingas, estuários e recifes de corais. De modo geral, podemos descrever o litoral brasileiro como? Assinale a alternativa correta.

23. 
A divisão em macrorregiões tem finalidades estatísticas e didáticas, mas é muito genérica para as necessidades de planejamento. Por isso, o IBGE procedeu a um detalhamento da divisão regional, identificando mesorregiões geográficas, que se distinguem de outras regiões por quê? Assinale a alternativa correta.

24. 
A população de um país aumenta (ou eventualmente diminui) mediante dois processos: a diferença entre o número de pessoas que entraram (imigrantes) e o das que saíram (emigrantes); e a diferença entre os índices de natalidade e os de mortalidade, que é o crescimento natural ou vegetativo. No caso da população brasileira podemos afirmar: Assinale a alternativa INCORRETA.

25. 
A industrialização não é uma simples criação de indústrias isoladas, subordinadas às atividades primárias, mas um processo irreversível de criação de indústrias, que leva à modernização da economia do país, à transformação da sociedade de rural e agrícola em urbana e industrial. Em termos mais precisos é possível afirmar que a industrialização brasileira é resultado. Assinale a alternativa INCORRETA.

26. 
A revolução da informação repercutiu sobre a cartografia. Atualmente, são produzidos mapas em formato digital, adequados para o uso em computadores e redes informatizadas. A Base Cartográfica Digital do Brasil ao Milionésimo, elaborada pelo IBGE e concluída em 2004, apresenta em uma mesma base cartográfica, diversas informações. Assinale a alternativa correta.

27. 
O elemento principal para explicar a formação e os tipos de solo é o clima, já que o solo resulta da decomposição das rochas pelo intemperismo. Nas regiões tropicais, como é o caso da maior parte do Brasil, as chuvas exercem papel decisivo. Sobre solo e fertilidade é possível afirmar. Assinale a alternativa INCORRETA.

28. 
É comum afirmar que o mundo rural brasileiro é marcado, ao mesmo tempo, pelo dinamismo econômico, e por fortes disparidades quanto às dimensões das propriedades, quanto ao valor da produção, e quanto às suas especificidades. O que melhor retrata o campo brasileiro atualmente? Assinale a alternativa correta.

29. 
Os recursos naturais são interligados e dependentes. Para as Ciências Ambientais, esse recurso natural apresenta-se como a unidade da paisagem mais adequada para estudos de zoneamentos. Devido ao seu conceito integrador de fatores ecológicos, socioeconômicos e culturais, são excelentes unidades de planejamento e gerenciamento, pois são sistemas ecológicos que abrangem todos os organismos que funcionam em conjunto numa dada área. A qual recurso natural o texto se refere? Assinale a alternativa correta.

30. 
Os sistemas ambientais físicos, também designados geossistemas, representam a organização espacial resultante da interação dos elementos componentes físicos da natureza. Quais aspectos físicos compõem os sistemas ambientais físicos, também denominados geossistemas? Assinale a alternativa correta.

Deixe uma resposta