Conceitos básicos de geoprocessamento

  • Questões básicas sobre geoprocessamento.
  • Quantidade de questões específicas - 21
  • Cadastre seu e-mail para ser notificado quando novos simulados forem adicionados no site.
  • Compartilhe este simulado com seus amigos.
Questão 210 - Dentre os equipamentos a seguir, assinale aquele que não é utilizado para entrada de dados em geoprocessamento.

Questão 213 - Assinale a alternativa que não constitui aplicação para o geoprocessamento.

Questão 221 - Assinale a resposta que melhor define “O que é Geoprocessamento”?

Questão 228

O serviço de fornecimento de eletricidade depende de componentes como postes, transformadores, subestações, linhas de transmissão e chaves. As linhas de transmissão são representadas topologicamente como os arcos de um grafo orientado, e os demais componentes estão concentrados em seus nós.

 

Em Geoprocessamento, o serviço de fornecimento de eletricidade representa um exemplo de tipo de dado denominado

Questão 219 - O geoprocessamento utiliza várias tecnologias para executar mapeamentos e análises. Assinale a opção que não corresponde a uma tecnologia utilizada no geoprocessamento:

Questão 209 - O scanner é um periférico utilizado em geoprocessamento para:

Questão 214 - Assinale a alternativa que explica mais corretamente a diferença entre geoprocessamento e SIG.

Questão 227

No geoprocessamento, a entrada de dados serve para alimentar o sistema de informação permitindo o processamento das informações. No processamento, os dados são processados, organizados, analisados e manipulados através de cálculos, comparações, resumos e classificações, objetivando uma forma de disposição mais significativa e útil. Sendo assim, são entradas de dados, EXCETO:

Questão 218 - A Entrada de Dados na alimentação do sistema de geoprocessamento, pode ser realizada por:

I. Sensoriamento remoto.
II. Aerolevantamento.
III. Impressora.
VI. Mesa digitalizadora.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

 

Questão 216 - Os termos geoprocessamento e sistema de informação geográfica têm sido utilizados equivocadamente como sinônimos. Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde a uma tecnologia utilizada no geoprocessamento.

Questão 226 - Sobre aplicações do geoprocessamento para serviços públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Ordenamento e gestão do território: constituição de uma base cartográfica geoprocessada que servirá às demais aplicações setoriais, que reproduzam a configuração do território do município, identificando logradouros, lotes e glebas, edificações, redes de infraestrutura, propriedades rurais, estradas e acidentes geográficos.

 

( ) Localização de equipamentos e serviços públicos: a partir de uma base cartográfica que inclua informações socioeconômicas e sobre equipamentos públicos, é possível identificar áreas com maior nível de carência e os melhores locais para instalação de equipamentos e serviços públicos.

 

( ) Identificação no público-alvo e políticas públicas: à medida que se possua uma base de dados que incorpore dados socioeconômicos, é possível utilizá-la para desenhar políticas públicas, identificando o candidato eleito em uma eleição municipal.

 

( ) Gestão ambiental: o geoprocessamento é útil para monitorar áreas com maior necessidade de proteção

ambiental, acompanhar a evolução da poluição da água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos e para o gerenciamento dos serviços de limpeza pública.

 

( ) Gestão da frota municipal: com recursos de geoprocessamento, é possível obter informações sobre os tipos de usos da frota municipal, conhecendo os trajetos mais comuns e sua intensidade. Tais informações possibilitarão a definição de roteiros otimizados para a frota municipal, gerando economia de tempo, combustível e uso de veículos.

 

A sequência está correta em:

Questão 222 - Qual o nome do pesquisador que pode ser considerado o precursor do Geoprocessamento no Brasil?

Questão 224 - “O geoprocessamento é um conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.” Sendo assim, pode-se afirmar que no geoprocessamento:

I. O sensoriamento remoto é um tipo de coleta de dados.
II. O banco de dados é um tipo de armazenamento.
III. A geoestatística é um tipo de tratamento de dados.
IV. O sistema de informação geográfico é um tipo de sistema de uso integrado.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Questão 215 - Com base nos conceitos de geoprocessamento e SIG assinale a alternativa mais correta.

Questão 208 - Geoprocessamento é:

Questão 220 - Na área de geoprocessamento, um software proprietário pode ser feito com finalidades comerciais ou não. Um exemplo de um software proprietário que NÃO possui finalidade comercial é

Questão 223 - O tratamento dos dados geográficos coletados leva à geração da informação geográfica. Essa transformação pode ocorrer através da utilização de SIGs e de técnicas de Geoprocessamento. Dentre as alternativas a seguir, aquela que representa uma informação geográfica é:

Questão 225 - O geoprocessamento é uma técnica que permite uma análise espacial de dados reais, podendo gerar estratégias para tomada de decisão. A partir desses dados, outras análises específicas vão sendo aferidas. São análises que podem ser identificadas pelo geoprocessamento, EXCETO:

Questão 217 - Considerando os conceitos de áreas ligadas ao geoprocessamento, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Cartografia

( 2 ) Topografia

( 3 ) Nivelamento

( 4 ) Geodésia

( 5 ) Hipsometria

 

( ) Ciência que se ocupa da determinação do tamanho e da figura da Terra (geóide), por meio de medições como triangulação, nivelamento e observações gravimétricas, e que determina o campo gravitacional externo da Terra e, até um certo limite, a estrutura interna.

 

( ) As operações de medição direta ou indireta, de distâncias verticais, visando à determinação de altitudes.

 

( ) Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização.

 

( ) A arte por meio da qual, seja qual for o método, as altitudes da Terra, referidas ao nível do mar.

 

( ) A ciência da representação dos aspectos naturais e artificiais de um lugar ou de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas altitudes.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Questão 211 - O item que não constitui software para geoprocessamento é:

Questão 212 - O software desenvolvido pelo INPE voltado para geoprocessamento é o:

Deixe uma resposta