CESPE 2008 – Prefeitura de Vitória – Especialista em Geoprocessamento

  • Bem vindo ao simulado da prova de especialista em Geoprocessamento da prefeitura de Vitória - 2008.
  • Quantidade de questões específicas - 20
  • Cadastre seu e-mail para ser notificado quando novos simulados forem adicionados no site.
  • Compartilhe este simulado com seus amigos.
7 - Na elaboração dos desenhos de perfis topográficos, frequentemente, a escala vertical é submetida a um exagero em relação à escala horizontal, com o objetivo de melhorar a visualização e de facilitar a interpretação do relevo. Na escala vertical de um perfil, foi adotado um exagero de 10 vezes, de modo que 1 cm da graduação do eixo vertical da escala corresponde a 1 m no terreno. Nessas condições, é CORRETO afirmar que a escala horizontal utilizada no trabalho é de

9 - Alguns trabalhos consideram 0,25 mm a dimensão do menor segmento que pode ser traçado com exatidão em um desenho topográfico à vista desarmada. Assumindo essa condição como verdadeira, é CORRETO afirmar que, em uma planta topográfica de escala 1:8000, só podemos identificar os objetos que tenham dimensões, em metros, no terreno, iguais ou maiores que

16 - A generalização cartográfica é composta pelos seguintes elementos:

4 - As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de:

17 - Identifique, pela disposição das redes de paralelos e meridianos, a ordem correta de identificação dos tipos de projeção usados.

18 - A projeção UTM

15 - Um mapa temático:

8 - A área de uma propriedade urbana foi medida graficamente em uma planta de escala 1:3000 e apresentou um valor de 4 centímetros quadrados. A área dessa mesma propriedade, medida pelo mesmo método em outra planta de escala omitida, apresentou valor de 36 centímetros quadrados. Nessas condições, a escala da planta desconhecida é de

2- Em engenharia, azimute é muito utilizado na topografia, para medir distâncias, pontos etc. Aponte nos itens abaixo, o que NÃO é considerado azimute:

14 - Marque a opção que contenha apenas acidentes geográficos de caráter planimétrico representados na Carta Internacional ao Milionésimo.

5 - Sabemos que os mapas são reproduções reduzidas de uma determinada área. Mas essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é o (a):

3 - A nossa posição sobre a Terra é referenciada em relação ao equador e ao meridiano de Greenwich e baseia-se em três denominações, EXCETO:

1 - A inconstância que ocorre entre as marcações da bússola e a geográfica definido pela posição astronômica chamamos de:

19 - Marque a opção que corresponde ao datum dotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística até 1979.

10 - Uma imagem fotográfica digitalizada foi registrada e usada como pano de fundo de um arquivo vetorial DXF em um programa dotado de recursos e ferramentas de SIG. O tamanho do pixel da imagem, determinado com a ferramenta adequada do SIG foi de 0,4 metros. Se essa imagem foi escanerizada a partir de uma fotografia aérea de escala original 1:8000, então é CORRETO afirmar que a resolução, em pontos por milímetros, adotada no escanner para digitalização foi de:

6 - As curvas de nível são linhas que ligam pontos de mesma:

11 - Assinale o tipo de representação cartográfica, geralmente concebida em escalas médias a grandes, que permite a avaliação precisa de distâncias, direções e localizações geográficas.

13 - O mapeamento sistemático nacional

12 - Uma barra de escala gráfica

20 - Nesta estrutura é criada uma correspondência entre a discretização do plano de informação e o arranjo de linhas e colunas clássico das matrizes bi-dimensionais Aij , onde "i" representa a posição da linha e "j" a posição da coluna. Trata-se da estrutura

Deixe uma resposta