Cartografia e espaço natural – 1

Bem vindo ao simulado sobre Cartografia e Espaço Natural. Quantidade de questões - 15

1. 
Em um mapa com escala de 1 : 500.000, um comprimento de 2,5 cm corresponde a uma distância de:

2. 
Em um mapa do Brasil que não apresenta escala, a menor distância entre duas capitais de estado é de 5 cm. Sabendo que a distância real entre elas é de 250 quilômetros, podemos concluir que a escala do mapa é de:

3. 
Os mapas, por muitos anos, estiveram a serviço do poder. Não é à toa que o traçado do mapa-múndi do nosso planeta-esfera traz como centro a Europa, retratando a realidade dominadora da época dos primeiros traçados. Isso significa que os mapas:

4. 
Considerando que a distância entre dois pontos em um mapa de escala 1 : 500.000 é de 16,5 cm, a distância real entre eles é igual a:

5. 
Sob um mapa na escala de 1 : 500.000 tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno:

6. 
Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada?

7. 
Muitas ferramentas, de variados tipos, são usadas nos estudos geográficos, mas provavelmente a mais importante e a mais universal é o mapa. Em relação à função e às características dos mapas, marque os itens corretos..

8. 
Analisando o planisfério a seguir, todas as afirmativas podem ser constatadas nele, exceto:

9. 
Uma determinada ponte tem uma extensão de 14 km. Vamos supor que ela precisa ser representada, para estudos de Geografia dos Transportes, numa carta topográfica confeccionada na escala de 1 : 100.000. Qual será a sua extensão nessa carta?

10. 
Numa planta topográfica da cidade de São Paulo, na escala 1 : 8.000, qual a extensão, em centímetros, da avenida Paulista, cuja extensão real é 2.600 metros?

11. 
Para manter o domínio do território, as nações estabelecem fronteiras que passam a constar dos mapas e podem apresentar características diferentes de acordo com a projeção com que foram construídos. Observe as figuras geométricas geradoras das projeções cartográficas. Sobre as figuras, é correto afirmar que a projeção:

12. 
Num mapa do Rio Grande do Sul cuja a escala é 1 : 750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?

13. 
A figura abaixo é um esboço do pintor uruguaio Joaquín Torres Garcia, feito em 1943. Pode-se dizer que ele se fundamenta numa projeção cartográfica:

14. 
Olhar os mapas pode ser esclarecedor. Olhar para eles de ângulos novos pode ser ainda mais esclarecedor. The Economist, 14.01.95. Apud MAGNOLI, 1993. Considerando a afirmação anterior, analise o emblema oficial da ONU, que utiliza um mapa com projeção azimutal equidistante, e indique a alternativa que explica a representação do mundo expressa no emblema.

15. 
A partir de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata da projeção:

Deixe uma resposta