Bioma Caatinga

Bem vindo ao simulado sobre o bioma da Caatinga. Quantidade de questões: 10

Questão 10 - UFSCar 2004 - 3º dia - (...) A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os acervos dos blocos disjungidos – de sorte que as chapadas grandes, intermeadas de convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. (...) (Cunha, Euclides da. Os Sertões.) O trecho ilustra descrições geográficas e geomorfológicas do domínio da caatinga, presentes na obra de Euclides da Cunha. Assinale a alternativa que apresenta somente características deste domínio morfoclimático brasileiro.

Questão 01 - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - IFN-MG - O bioma, exclusivamente brasileiro, conhecido como mata branca é:

Questão 07 - UVA 2011.1 - CE - “A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e o ecossistema semiárido mais biodiverso do mundo. Esta exclusividade faz também com que tenham muitas espécies endêmicas (que só acontecem neste bioma) e paisagens únicas.” João Arthur Seyffarth Coord. Núcleo Caatinga// MMA. Sobre a caatinga é correto afirmar:

I - É apontada como um dos biomas mais críticos em termos de conservação da biodiversidade no país. Ainda assim é o ecossistema brasileiro mais desprotegido.
II - Mais de 50% da área da caatinga já foi alterada por lavouras e pastagens, sua biodiversidade ameaçada pela presença humana, e em muitas regiões tenda a transformar-se em deserto.
III - Domina em toda a região nordestina. Essa vegetação resiste às mais prolongadas secas, até mesmo sobre terrenos impermeáveis.
IV - Os cactos, xiquexiques, mandacarus são espécies da caatinga, pobres em folhas e ricas  em espinhos. Estão corretas somente as opções:

Questão 9 - IFBA 2018 - Integrado - É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca. ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 174. (Adaptado) O texto acima descreve as características da vegetação de:

Questão 08 - UVA 2012.2 - CG - "É constituída essencialmente de árvores e arbustos espinhentos (que pendem suas folhas na estação seca), de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas, que se desenvolvem com bastante vigor depois das chuvas. Possui plantas xerófilas verdadeiras. Grandes áreas dessa formação vegetal estão depredadas em decorrência do pastoreio e outras ações antrópicas sem emprego do fogo.” O texto refere-se à formação vegetal:

Questão 03 - UVA 2006.2 - A caatinga, um dos principais biomas do Brasil, corre sério risco de desaparecer. A cada ano, as queimadas e o mal uso do solo degradam cerca de 350 mil hectares desta formação vegetal. Se nada for feito para barrar a degradação ambiental, a caatinga nordestina pode chegar ao ano de 2010 com apenas 30% de sua área total. (Diário do Nordeste – 28/04/2006)

Sobre a caatinga, o segundo bioma mais degradado do Brasil, não é correto afirmar:

Questão 05 - IFPE 2017.1 - Modalidade PROEJA - Adaptada ao clima semiárido, composta por arbustos espinhosos e cactáceas, como o mandacaru e o xique-xique, a formação vegetal da Caatinga estendia-se por uma área superior a 700 mil km².


Fonte: Portal Educação. Globo.
Na imagem acima, a localização da formação vegetal descrita está corretamente indicada no número

Questão 06 - UVA 2010.2 - Predomínio do intemperismo físico, drenagem intermitente, vegetação xerófila e presença de tabuleiros terciários são características que definem o domínio morfológico brasileiro:

Questão 02 - UNIOESTE 2009 - Sobre o domínio vegetal da caatinga, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 04 - (URCA – 2018.2) De acordo com Aziz Ab’Sáber, domínios morfoclimáticos e fitogeográfico é “[...] um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centena de milhares a milhões de quilômetros de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas”. (AB’ SÁBER, A. N. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 11)



Com base no mapa, marque a opção CORRETA:

Deixe uma resposta