As grandes empresas investem grandes somas de dinheiro na contratação de Sociólogos, Antropólogos, Psicólogos e neurocientistas para tentar entender como funciona o comportamento humano quanto ao processo de aquisição de produtos e consumo em geral.

Os estudos sobre o comportamento e as formas de consumo estão em constante processo de evolução devido aos avanços da tecnologia e evolução de estudos interdisciplinares. Estes estudos vêm promovendo alternativas que buscam explicações para a compreensão dos aspectos da mente humana que influenciam no desejo de consumir.

O comportamento de consumo vem mudando ao longo dos anos e de acordo com cada geração. É possível afirmar que a geração Y, os chamados Millenials, que nasceram entre os anos de 1981 e 1994, por exemplo, tenham um comportamento de consumo diferente daqueles da geração Z, que nasceram entre 1995 e 2010.

A diferença de comportamentos implica em uma forma diferente de adquirir produtos. Os meios pelas quais estes produtos são adquiridos são outros e por consequência, as técnicas e estratégias de marketing e propaganda também são diferentes.

Entender como funciona o pensamento de toda uma geração é extremamente importante para as empresas nos dias atuais, pois entendendo o seu padrão de consumo poderão fazer propagandas direcionadas e adaptadas para que você possa adquirir um produto.

É importante considerar que os millenials não consomem por consumir. Esta geração costuma ter uma causa, como: feminismo, meio ambiente, entre outros. Por esse motivo, as empresas já entenderam que uma rede social repleta de propagandas e com imagens exclusivamente de produtos não surte o efeito desejado.

A moeda que “compra” a atenção das pessoas nos dias atuais, principalmente nas redes sociais, é o conteúdo. Por isso, é comum alguém oferecer soluções para um problema por meio de um e-book grátis ou cursos introdutórios sobre um determinado assunto. Grande parte das empresas já entenderam que mesmo com conteúdos em abundância, é preciso se sobressair tendo estratégias claras, entregando uma propaganda que ofereça benefícios e que transforme a vida das pessoas.

Neste sentido, hoje, a rede social é considerada um dos principais locais onde se dá a descoberta
de uma empresa, produto ou serviço. Já o conteúdo, é o gatilho responsável para que a busca pela
loja online aconteça.

Mas como isso acontece?

O milagre da conversão acontece por meio de diversos formatos de conteúdos, tais como: interação, depoimento de clientes, webinar, humor, motivação, etc. Estas práticas despertam nas pessoas a atenção, o interesse e o desejo que consequentemente os levam a compra. Com o isolamento social, fruto da propagação do coronavírus, as pessoas tendem a ficarem mais tempo online, e consequentemente, mais susceptível a fazerem suas primeiras compras no e-commerce. Neste âmbito, os millenials são o público favorito das empresas e pessoas que desejam vender algum tipo de produto.

Deixe uma resposta