Por que a maioria dos profissionais não fazem uma apresentação convincente? Por que muitos professores não convencem ou não cativam a atenção de seus alunos? Neste artigo vamos fornecer alguns elementos práticos para que você possa melhorar a maneira de transmitir as informações que deseja de modo convincente.

Os professores talvez sejam os profissionais que mais utilizam Slides para apresentar um conteúdo ou uma ideia. Os demais profissionais como Geógrafos, Engenheiros, Jornalistas e CEO’s de pequenas e grandes empresas também utilizam esta ferramenta como um meio para transmitir ideias ou para vender algum produto.

Pare por um instante e relembre a ultima palestra que você assistiu ou aula que ministrou.

Certamente era uma palestra com apresentação em Power Point que continha uma infinidade de slides, cada um com uma quantidade enorme de informações. É quase certo que você não chega a lembra 20% daquela apresentação. E caso você não lembre, imagine as pessoas que assistiram. Isso ocorre por vários motivos e um deles é a preguiça que nosso cérebro tem de gravar uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo.

Para simplificar este artigo vamos apontar os principais erros de uma apresentação em Slides que faz uma plateia ficar entendiada. Logo após, vamos fornecer algumas dicas de como melhorar suas apresentações:

1 – Apresentação feita sem levar em consideração o usuário final

Antes mesmo de começar a elaboração de uma apresentação você deve saber o tipo de público que irá atingir. Lembre-se, a apresentação é para Eles e não para Você. No presente momento que você está apresentando um trabalho, ministrando uma aula, ou apresentando uma ideia, a platéia está se perguntando: Por que devo me interessar neste assunto? Se você conseguir responder a esta pergunta, será uma passo crucial para melhorar suas apresentações.

2 – Inserir uma quantidade enorme de informações em um único slide.

A inserção de textos em apresentações deve ser feita de forma cuidadosa, pois poderá confundir as pessoas que estão assistindo a sua aula ou apresentação. No slide abaixo, é possível notar uma grande quantidade de informações.

Quando alguém apresenta um slide deste estilo e começa a falar sobre ele, a plateia não sabe se dar atenção em você, se lê o texto ou se copia o texto. É provável que ao final da apresentação nenhum destes objetivos tenha sido alcançado e pouco conhecimento tenha sido absorvido pelos ouvintes. Estes tipos de slides também demonstram uma falta de preparação, pois se foi preciso inserir tantas informações, significa que o professor ou profissional pouco sabe sobre o assunto que está falando. Nestes casos quem está ganhando destaque na apresentação é o Power Point e não você. É indicado que em cada apresentação você apresente não mais que três ideias.

Na imagem ao lado, foi utilizado imagens para representar algumas informações descritas no slides acima. Veja que o único texto presente no slide é aquele que indica as aplicações do sensoriamento remoto, que também pode ser retirado deixando somente as imagens. Note que este slide é muito mais atrativo pelo simples fato de darmos mais atenção a imagens do que textos.

Inserindo imagens o apresentador irá ficar livre para desenvolver todo o seu conhecimento a cerca do assunto. É lógico que se você não dominar o assunto em questão, este tipo de slide não irá servir para muita coisa.

3 – Dedicar pouco tempo para fazer suas apresentações

Mesmo o Steve Jobs, uma das pessoas mais brilhantes do século, gastava muito mais que uma semana para elaborar uma apresentação, além de treinar exaustivamente suas apresentações. Estima-se que para criar uma apresentação fantástica das suas aulas seja necessário gastar 90 horas. Sendo 30 horas destinada para pesquisa e estudo do tema, 30 horas trabalhando na organização e design e mais 30 horas treinando sua apresentação.

4 – Obedeça a regra dos 10 minutos

Mesmo o mais brilhante dos apresentadores precisa utilizar esta regra. Sua não utilização pode fazer com que o público ou a plateia perca o interesse pela sua apresentação. A regra dos 10 minutos consiste em fazer algo diferente a cada 10 minutos. E neste caso a escolha do que fazer irá depender totalmente de você. Esta regra é importante pois as pessoas tendem a perder o interesse em uma apresentação longa e monótona.

Enfim, é a história e não os slides que mobilizará a imaginação de sua platéia.

Deixe uma resposta