Informações básicas sobre o Parque do Caracol em Canela

Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação brasileira situada na região sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, no Município de Canela.

Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo rio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol.

Trata-se de um conjunto paisagístico de rara beleza, o que contribui para ser um dos pontos turísticos mais visitados do sul do Brasil. No mapa abaixo é possível visualizar a delimitação geográfica do parque.

Em meados dos anos 50, toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol, sendo que dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área é destinada para fins de preservação.

Os visitantes já na entrada do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas. O Parque do Caracol é de fácil visitação, placas indicativas estão por todos os lados dando a oportunidade das pessoas escolherem o melhor trajeto e o local que quer visitar.

Entrada do Parque do Caracol. Fonte: http://www.parquedocaracol.com/

Um dos pontos de maior curiosidade, a cascata normalmente é a primeira parada para quem chega ao parque. A vista da Cascata pode ser apreciada através de um mirante cercado e também por uma trilha para quem deseja visualizar a cascata de um ângulo diferente.

Cascata do Caracol – Fonte: http://www.parquedocaracol.com/

Deixe uma resposta