O que está acontecendo na Amazônia?

Ultimamente uma inundação de postagens em redes sociais, sites de notícias nacionais e internacionais, fotos etc., tem apresentado uma situação alarmante que são as queimadas em áreas de florestas em toda a amazônia.

É fato que institutos de pesquisas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem registrado um número recorde de focos de incêndios e um aumento substancial no desmatamento. Notícias como esta ocasionou a queda de diretor do INPE, Ricardo Magnus Osório Galvão.

A floresta amazônica já sofreu devastação muito maior do que a que está sendo registrada atualmente. Porém por que o assunto tem-se tornado tão popular atualmente em detrimento de épocas anteriores?

A aversão a figura do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro bem como suas declarações a respeito do que acontece na amazônia talvez tenha sido o principal propulsor para que as queimadas na amazônia tenha se tornado assunto tão comentado na sociedade brasileira.

Não podemos esquecer também do problema do aquecimento global como um dos motivos para a tão declarada guerra de Ongs ambientais e países desenvolvidos em relação a atual política ambiental brasileira, que está desencadeando este aumento no desmatamento. É bom lembrar que somente neste ano quase 73 mil incêndios foram detectados pelo INPE. Isso representa um aumento de 83% em relação a 2018.

O que causa as queimadas?

O hemisfério sul está em pleno inverno, porém na amazônia este inverno é caracterizado por temperaturas mais baixas e tempo seco. É nesta época que ocorrem as chamadas friagens (massas de ar de origem polar que avançam sobre o continente chegando até o estado do Acre e sul do Amazonas). É nos meses de Julho, Agosto e Outubro que há uma grande escassez de chuvas aliado a uma baixa umidade do ar.

Além do tempo seco há um objetivo claro de estados como o Acre e Rondônia em incentivar o agronegócio na região (estes estados juntamente com a Bolívia se destacam no atual cenário das queimadas e do desmatamento). Como o apoio à recuperação de áreas degradadas ainda é deficitário na região, faz-se necessário o uso do fogo para a preparação de novas áreas para o plantio ou criação de gado.

Outra questão que não podemos deixar de citar é que o desmatamento e a queimada de florestas na amazônia faz parte da cultura de quem vive nestas áreas. Enfim, o tema é longo, espinhoso e passível de discussões sob diversos pontos de vista. Deixe sua opinião nos comentários sobre este importante assunto.

Deixe uma resposta