Os 4 melhores cursos para aprender geoprocessamento sem gastar muito por isso

Antes de conhecermos os melhores cursos na área, precisamos saber primeiramente o que é geoprocessamento e para que serve.

Foto por Tom Fisk

Se você é da área ambiental, já utilizou mapas para fazer laudos periciais ou interpretações de objetos por meio de imagens de satélite. Se você já precisou localizar alguma coisa por meio de coordenadas geográficas, certamente você já utilizou alguma ferramenta de geoprocessamento.

Mesmo os profissionais que já possuem alguma afinidade com ferramentas de elaboração de mapas já deve ter se perguntado o que é geoprocessamento.

Geoprocessamento pode ser considerado um conjunto de ferramentas responsáveis por fornecer informações precisas e atualizadas, permitir a manipulação eficiente de dados geoespaciais e conduzir o profissional à tomada de decisão. Estas ferramentas envolvem softwares e hardwares, tendo como exemplo os programas de análise espacial, tais como: QGIS, ArcGIS e equipamentos de coleta de dados em campo, satélite de observação da terra, entre outros.

O geoprocessamento também pode ser definido como:

  • Conjunto de tecnologias voltadas para a coleta e tratamento de informações espaciais. O tratamento destas informações é geralmente feito em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  • Conjunto de técnicas responsáveis pelo processamento de informações geograficamente referenciadas com coordenadas geográficas, que vai desde a coleta até a geração de informações que comumente é apresentada por meio de relatórios, gráficos ou mapas. 

Pois bem. Já que você sabe o conceito de geoprocessamento, que tal saber quais os conhecimentos principais que precisa adquirir para trabalhar na área? Para ser um bom profissional na área de geoprocessamento você certamente terá que conhecer um ou mais softwares SIG, saber o que é uma imagem de satélite e suas características e como adquirir os dados necessários para iniciar um projeto.

Existem uma grande quantidade de SIGs para trabalhar na área de geoprocessamento, os principais são: QGIS, ArcGIS, Spring, GvSIG, entre outros. Atualmente um dos softwares de geoprocessamento mais utilizado no Brasil é o QGIS, principalmente por ser um software livre, não sendo necessário compra-lo e pela grande disponibilidade de cursos para que ensinam a aprender as ferramentas necessárias nesta área.

Você também precisa conhecer o básico da área de Sensoriamento Remoto, como: a resolução espacial, espectral, radiométrica e temporal de uma imagem, sites onde baixar estas imagens e técnicas de composição de imagens. A noção destes conceitos é primordial para qualquer um que deseja iniciar a sua carreira na área de geoprocessamento.

Saber adquirir coordenadas em campo por meio de um receptor de sinal GPS também é importante.  O GPS (Sistema de Posicionamento por Satélites) permite adquirir coordenadas geográficas ou planas, medir distâncias e calcular área de maneira fácil e sem complicação. Também existem receptores que geram coordenadas de localização através dos sistemas GALILEO (sistema europeu de localização), GLONASS (sistema russo) e COMPASS (sistema de localização chinês).

Ufa, quanta informação em? Se você se sente perdido diante de tanta coisa para saber, não precisa se preocupar. Nem o melhor dos profissionais na área conhecem todos os satélites, programas ou técnicas de análises espaciais. Como as tecnologias vinculadas ao geoprocessamento avançam de forma constante, torna-se necessário estar em constante atualização, além de revisar constantemente os principais conceitos e técnicas utilizadas na área.

Se você não sabe por onde começar ou quais cursos fazer para se tornar um ótimo profissional na área de geoprocessamento sem gastar fortunas por isso, fizemos uma lista de ótimos cursos por preços bastantes atrativos. Certamente você irá se surpreender com os preços destes cursos.

1 – My Own Maps – Elaboração de mapas com QGIS

Este é o primeiro curso da nossa lista. Abrange conteúdos que vão desde o básico até o avançado na área de elaboração de mapas. Certamente este é um ótimo curso para quem deseja aprender geoprocessamento e gastar pouco por isso. O curso ainda possui 7 dias de garantia e certificado de conclusão. Para se matricular e começar a aprender hoje mesmo clique aqui.

2 – Curso de Geoprocessamento com ArcGIS

Este curso foi estruturado de modo que você possa ter domínio das técnicas de Geoprocessamento com a utilização do software ArcGIS. Possui a vantagem de ensinar ArcGIS do zero, ou seja, você não precisa ter nenhum conhecimento prévio sobre geoprocessamento para aprender neste curso. Possui certificado de conclusão e uma carga horária de 20 horas distribuídas em várias aulas. É um dos poucos cursos oferecidos para quem deseja aprender geoprocessamento através do software ArcGIS. Para se matricular neste curso é só clicar aqui.

3 – QGIS – Fundamentos I, II e III

Este curso procura trazer para todos os seus alunos as informações básicas para usar o software QGIS de forma fácil e eficiente. Para o módulo Básico os autores do curso assumem que o aluno tem pouca ou nenhuma experiência prévia com conhecimento GIS teórico ou operacionalmente. Isso facilita o aprendizado para aqueles que não possuem experiência na área de geoprocessamento. Para se matricular no curso clique aqui.

4 – QGIS Fácil: Geoprocessamento

Neste curso, o instrutor se propõem a ensinar geoprocessamento por meio do software QGIS de maneira fácil e sem enrolação. E o melhor, o preço é bastante atrativo. O curso possui uma ampla carga horária distribuída em 30 aulas. Para se matricular neste curso basta clicar aqui.