Quando você sai da sua casa para o seu trabalho ou para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre os lugares, com o tempo que vai gastar para percorrê-la ou quais os caminhos que irá utilizar até chegar ao seu destino final. É preciso também observar quais as direções serão tomadas, pois é a partir do ponto inicial que será possível determinar a localização e direções para onde seguir.

Com o avanço das tecnologias as pessoas possuem a sua disposição uma série de aplicativos e equipamentos eletrônicos para se localizar. Podemos citar como exemplo o Waze, Google Maps, Apple Maps, Receptores GPS, entre outros. Mas, se por algum motivo você não tiver mais estes recursos para se localizar? Haveriam outras formas para se localizar? Foi pensando nisso que preparamos este artigo para você conhecer alguns meios de localização bastante utilizadas décadas atrás e que ainda é utilizado por pessoas que não dispõem dos recursos tecnológicos da sociedade moderna.

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste, oeste.

Rosa dos Ventos e seus pontos cardeais e colaterais

Orientação pelo sol e pela Lua

A orientação por meio dos astros, tendo o Sol e a Lua como os principais, são utilizados a um bom tempo. O Sol é considerado a estrela mais próxima da Terra. Sem essa estrela possivelmente não haveria vida em nosso planeta.

Para que você saiba se orientar pelo Sol, precisa conhecer a posição no horizonte onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou nascente e onde desaparece chama-se oeste ou poente, e ainda pode ser chamado de ocidente.

Sabendo então onde se localiza o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte. É importante lembrar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Por isso, destaca-se que de acordo com a sua localização na superfície terrestre o sol poderá nascer em uma localização diferente do Leste. Neste lugares, é mais indicado o uso de uma bússola ou outro equipamento de localização.

Estenda ou estique o braço direito na direção leste. Estique o braço esquerdo na direção Oeste.

As suas costas estará o sul e à sua frente estará o norte.

Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

Orientações pelo Cruzeiro do Sul

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é a mais conhecida das que podemos ver do hemisfério Sul, onde fica o Brasil. Ela é formada por cinco estrelas, com o formato de uma cruz, e seu eixo maior aponta para o polo sul celeste.

No Brasil, o Cruzeiro do Sul tem uma importância cultural especial, pois está presente na esfera azul da nossa bandeira e no brasão de armas, considerados dois importantes símbolos nacionais. A estrela que se encontra na extremidade inferior é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

De costas para a Estrela de Magalhães estará o sul. A frente estrá o norte. Estendendo o braço esquerdo teremos o Oeste e o Braço direito o Leste.

A localização por meio da constelação Cruzeiro do Sul só é possível em dias com céu limpo. Por isso, é importante saber outras formas que nos ajudam a se localizar.

Se hoje o céu da sua cidade estiver limpo, faça um teste. Encontre a constelação Cruzeiro do Sul e em seguida localize os demais pontos cardeais.

Localização pela bússola

Foto por Joshua Woroniecki

bússola é um equipamento antigo inventado pelos chineses, sendo usada nas navegações até os dias de noje. Por ser feita com um campo magnético da Terra, a agulha maior sempre irá apontar para o Norte (a não ser que você esteja apontando para uma rocha com polaridade invertida).

A bússola, assim como a Rosa dos Ventos, tem os pontos cardeais e colaterais, sendo eles: Os pontos cardeais: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O). E os colaterais: (Ne) nordeste, (Se) sudeste, (So) sudoeste e (No) noroeste.

Se você deseja aprender a se localizar por meio do mapa e da bússola indicamos a realização do curso Mapas e Bússolas, minicurso de orientação. A intenção é proporcionar aos interessados o conhecimento básico de como se utilizar uma carta topográfica, assim como técnicas de orientação para realizar passeios em reservas florestais, seja durante o dia ou a noite.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (18 de outubro de 2021) Meios de Orientação e Localização. Retrieved from https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/.
"Meios de Orientação e Localização." Blog da Geografia - 18 de outubro de 2021, https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/
Blog da Geografia 23 de julho de 2020 Meios de Orientação e Localização., viewed 18 de outubro de 2021,<https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/>
Blog da Geografia - Meios de Orientação e Localização. [Internet]. [Accessed 18 de outubro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/
"Meios de Orientação e Localização." Blog da Geografia - Accessed 18 de outubro de 2021. https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/
"Meios de Orientação e Localização." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/meios-de-orientacao-e-localizacao/. [Accessed: 18 de outubro de 2021]

Deixe uma resposta