Os estudos sobre os mares e oceanos se ancoram basicamente na sua importância para a sobrevivência da humanidade. Estima-se que a quase totalidade da água existente em nosso planeta se encontra nos mares e oceanos na forma líquida e salgada.

Mar e Oceano, eis ai dois conceitos que podem cair em qualquer prova de concurso público que tenha a geografia como uma das matérias a serem estudada. Não tenha vergonha se não sabe distinguir estes termos, pois até doutores na área costumam não saber.

Primeiramente é bom saber qual a diferença entre os termos.

Mar Cáspio

O Mar pode ser considerado um corpo d’água, muitas vezes extensos e nem sempre raso que se localizam no interior dos continentes. Os mares também podem se conectar com o oceano. Os mares mais conhecidos são: mar Cáspio, localizado no oriente médio; o Mar morto (foto à direita), que é um grande lago de água salgada. Recebe este nome por que há uma pequena quantidade de vida em suas águas, devido a grande quantidade de sal.

E por fim o Mar de Aral, que também é um lago de água salgada. Se localiza na Asia central. O Mar de Aral é motivo de muitos estudos que tentam descobrir o que realmente está acontecendo com suas águas que estão diminuindo há uma velocidade incrível.

Mar Aral em 1989 e 2008
Mar de Aral

Mar de Aral – A primeira foto mostra o Mar em 1989 e a segunda mostra o Mar em 2008.

Os oceanos, por sua vez, são profundos e vão além dos continentes. Os oceanos são classificados em:

– Oceano pacífico

O oceano pacífico possui cerca de 179,25 milhões km², incluindo o Mar da China Meridional, Mar de Ojtsk, Mar de Bering, Mar do Japão, Mar da China Oriental e Mar Amarelo. Este oceano concentra aproximadamente 49,7% das águas existentes no planeta.

– Oceano Atlântico

Este oceano possui 106,46 milhões km2 e inclui o Oceano Ártico, o Mar do Caribe, Mar
do Norte, Mar Mediterrâneo, Mar da Noruega, Mar da Groenlândia, Bacia de Hudson, Golfo do México, Mar Báltico e o Mar Negro. Juntos representam aproximadamente 29,5% das águas existentes.

– Oceano Glacial Antártico

– Oceano Índico

– Oceano Glacial Ártico

Tipos de oceanos

Fonte: http://soykirimvahseti.com

Com relação a água doce, a maior parte é encontrada na forma de gelo ou em grandes reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos. As frações situadas sobre os continentes e a atmosfera perfazem quantidades muito menores, porém concentram uma grande riqueza biológica.

Curiosidade

Anteriormente os oceanos eram chamados de mares e eram classificados em sete: Pacífico do norte, Índico, Ártico, Antártico, Pacífico do Sul, Atlântico norte e Atlântico sul. Foi daí que provavelmente surgiu a expressão “sete mares”.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (18 de outubro de 2021) Mar e Oceano, qual a diferença?. Retrieved from https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/.
"Mar e Oceano, qual a diferença?." Blog da Geografia - 18 de outubro de 2021, https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/
Blog da Geografia 25 de janeiro de 2019 Mar e Oceano, qual a diferença?., viewed 18 de outubro de 2021,<https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/>
Blog da Geografia - Mar e Oceano, qual a diferença?. [Internet]. [Accessed 18 de outubro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/
"Mar e Oceano, qual a diferença?." Blog da Geografia - Accessed 18 de outubro de 2021. https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/
"Mar e Oceano, qual a diferença?." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/mar-e-oceano-qual-a-diferenca/. [Accessed: 18 de outubro de 2021]