Mapas da América do Sul para imprimir e colorir

Introdução

Os mapas da américa do sul são importantes instrumentos que representam uma determinada porção da superfície terrestre por meio de elementos gráficos. Contudo, os mapas também são considerados representações bidimensionais de um espaço tridimensional.

No decorrer do processo de ensino, o mapa deve ser utilizado para garantir a transmissão de conhecimentos. Por exemplo, a área da linguagem, razão pela qual, na escola, o mapa terá importância se for ensinado como meio de conhecer e transformar a realidade.

Ensinar por meio de mapas é apresentar aos alunos o que há de mais importante no espaço geográfico, principalmente os objetos representados. Trata-se de um ensino que valoriza a criatividade do aluno em interpretar os objetos presentes no mapa de acordo com a sua vivência e experiência.

Professores de geografia veem na utilização de mapas uma oportunidade de explicar um assunto de uma forma diferente. Ainda mais se você estiver trabalhando conceitos de cartografia ou qualquer conhecimento que possa ser representado no mapa. Neste sentido, selecionamos 10 mapas da América do Sul que poderão ser uteis para as suas aulas de geografia ou para você que precisa fazer suas atividades escolares.

Para que servem os mapas?

mapas da américa do sul
mapas da américa do sul

Os mapas são representações gráficas feitas por pessoas para pessoas. Por isso, precisam representar os fenômenos físicos e sociais de uma forma que todas as pessoas possam compreende-lo, mesmo que esta pessoa não tenha como prática profissional a análise de mapas.

A história dos mapas remonta desde a idade da pedra. Ou seja, neste período os humanos utilizavam pinturas rupestres para representar lugares, com destaque para os lugares de proteção e caça. Estas informações poderiam contribuir, por exemplo, para o desenvolvimento de uma determinada tribo.

Observa-se que há muito tempo, o mapa já servia como um instrumento para delimitar lugares e com isso, ordenar as atividades humanas.

Os mapas são essenciais para a percepção de um lugar ou fenômeno geográfico. Este permite situar um fenômeno em pequena, média ou grande escala. Todavia, os mapas servem para nos dar uma ideia daquilo que podemos encontrar, para onde ir ou como ir.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

[citationic]

Deixe uma resposta