A história do desenvolvimento dos mapas envolve o legado deixado por vários povos que produziram conhecimentos e descobertas incríveis sobre os processos e técnicas usadas para representar partes da superfície terrestre.

O primeiro mapa-múndi

Sem dúvida alguma é possível considerar o mapa como uma das primeiras formas de comunicação humana, surgindo a partir da experiência do homem com o meio ambiente conhecido. Os mapas antigos carregavam a experiência e o conhecimento de seus autores. Isso ajudar a explicar o porque de um mapa ser tão diferente do outro.

Acredita-se que a primeira imagem que retrata o mundo como o conhecemos hoje é do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Esta imagem representada a Terra dividida entre Oriente e Ocidente. E foi feita por volta de 1507.

De acordo com alguns pesquisadores, a provável origem da palavra mapa parece ser de origem cartaginesa, significando “toalha de mesa”. Esse termo foi derivado das conversas entre comerciantes que, desenhando sobre uma toalha, os mapas, conseguiam identificar feições de montanhas, rotas que deveriam percorrer, caminhos e localidades importantes.

Com o passar dos anos, diversas terminologias foram sendo criadas e agregadas para definir as representações feitas, cada termo tendo a sua especificidade. Atualmente é possível afirmar que os termos cartas e plantas também são muito citadas e muitas vezes são confundidos com o termo mapa.

Mapa-múndi para baixar

Neste artigo elaboramos uma mapa-múndi simples com a identificação dos continentes, ainda podendo ser imprimido e pintado. Também incluímos dois mapas-múndi em alta resolução em inglês e espanhol .

Este mapa é indicado para escolas, organizações ou qualquer pessoa que precise de um mapa mostrando países e continentes com seus tamanhos reais em relação um ao outro.

Este mapa é indicado para escolas, organizações ou qualquer um que precise de um mapa que mostre os países e os continentes com detalhes. Faça o download do mapa, use em seu computador ou vá até uma gráfica mais próxima e peça para imprimir este mapa em seu tamanho real (1,4 x 0,74 metros) sem perca de resolução. Após o download aplique um zoom para conferir o nível de detalhe e a resolução do mapa.

Outras características do mapa:

• É grátis. Faça o download do mapa e imprima quantas cópias desejar.

• É grande. mede 55 ”de largura x 29” de altura (1,4 x 0,74 metros).

• Apenas o suficiente. Os mais de 2.600 rótulos de mapa fornecem contexto geográfico sem sobrecarregá-lo com muita informação.

O processo de elaboração de um mapa

O processo de elaboração de um mapa pode ser considerado uma arte e ao mesmo tempo uma ciência, pois envolve métodos e técnicas próprias.

A elaboração de mapas atualmente envolve quase que exclusivamente processos e equipamentos digitais como: computador, GPS, softwares, imagens digitais, entre outros. A elaboração de um mapa requer conhecimentos básicos sobre Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto e aspectos dos objetos que estão sendo representados.

São tantos passos a serem seguidos que alguém que esteja começando irá demorar para elaborar o seu primeiro mapa sem contar com uma ajudinha externa. Para isso, elaboramos uma lista de cursos para que você possa aprender a fazer o seu primeiro mapa e se tornar independente nesta área.

Indicação de cursos básicos

Referências

[1] Equal Earth Wall Map – Home (equal-earth.com)

[2] cartography in prehistoric, ancient, and medieval europe and the mediterranean. Edited by J. B. Harley and David Woodward

Deixe uma resposta