O primeiro país a comemorar o ano novo no mundo é também um dos mais ameaçados pelas mudanças climáticas.
Kiribati, que está 17 horas à frente do horário de Brasília, é um país insular localizado no Pacífico Central nas coordenadas geográficas 1° 52’ 34 N e 157° 24’ 40’’ O.

Possui 33 ilhas e atóis em três regiões diferentes: ilhas Gilbert onde fica localizado a capital do país Tarawa do Sul; ilhas Fênix e ilhas da Linha, onde se localiza o maior atol do mundo, Kiritimati.
Suas lagoas e praias de areia branca o fazem um dos países mais visitados do mundo. Porém, o futuro da ilha e de seus moradores está ameado pelo aumento nos níveis dos oceanos, pois o país está praticamente ao nível 0 m, ou seja, ao nível do mar.
Kiribati se tornou o primeiro país a comemorar o ano novo apenas após uma manobra do governo local, que alterou o fuso horário de todo o país, passando a ser o primeiro do mundo a ver o sol nascer a partir de 1ª de janeiro de 1995.
Antes, a Linha Internacional de Data cortava o território de Kiribati ao meio. Com a mudança, a linha se deslocou aproximadamente mil quilômetros para o leste.
Com essa mudança, a diferença de fuso em relação às ilhas próximas a Kiribati passou a ser maior que 26 horas.
A ilha Caroline, a mais oriental do território de Kiribati, é o primeiro território a ver nascer o novo milênio, o que motivou alguns, a chamarem também de Ilha Milênio.

[…] LEITURA COMPLEMENTAR. […]