John Agnew é o mais novo ganhador do Prêmio Vautrin Lud

O prêmio Vautrin Lud foi instituído pelo festival internacional de geografia na França. Durante o festival ocorre a premiação de uma ou mais personalidades da geografia que se destacou em algum ramo do conhecimento geográfico.

A premiação, que é considerada o Nobel da Geografia, ocorre todos os anos, tendo iniciado em 1991. O único latino americano a ganhar um prêmio desta magnitude foi o Geógrafo brasileiro Milton Santos em 1994.

Em 2019 foi a vez do Prof. Dr. John Agnew ganhar este importante prêmio. Agnew foi professor de geografia na Universidade de Syracuse, em Nova York, presidiu o Departamento de Geografia da Universidade de Los Angeles na Califórnia (UCLA), onde atualmente é professor de Geografia e Italiano.

Em qual área da geografia o Professor John Agnew se destacou?

O professor John Agnew é um dos mais conceituados geógrafos políticos. As suas publicações sobre a geopolítica crítica e a importância política do lugar, do espaço e do território transformaram a geografia política, a geografia humana no seu conjunto e a economia política internacional.

Suas principais obras são Place and Politics (1987), The United States in the World Economy (1987), Geopolitics (1998), Making Political Geography (2002), Place and Politics in Modern Italy (2002), Hegemony (2005), Berlusconis’Italy (2008, com Michael Shin), Globalization and Sovereignty (2009) e várias outras obras de grande divulgação.

Agnew é autor de mais de uma centena de artigos científicos em revistas internacionais e um número semelhante de capítulos de livros. Também possui publicações em grandes revista, tais como: Anais da Associação Americana de Geógrafos, Geopolíticas ou Território, Politicas e Governança.

Deixe uma resposta