Jogo de cartas sobre as formas de relevo

Primeiramente, a tipificação das diferentes formas de relevo é importante não apenas para a compreensão do meio natural, mas para o entendimento da sua influência sobre as atividades humanas.

Atualmente, o relevo é a expressão e a modelagem da superfície terrestre. Além disso, é resultado de um conjunto dinâmico de acontecimentos geológicos e geomorfológicos.  O relevo expressa a sua história pelos diferentes desníveis, altitudes, fisionomias e elementos que o compõem e dão forma as diferentes paisagens do globo terrestre.

Para uma melhor comprrensão sobre a estrutura da superfície terrestre, o Blog da Geografia elaborou um conjunto de cartas com os nomes das formas e expressões de relevo, a saber: Arquipélago, baia, desfiladeiro, caverna, costa, continente, delta, deserto, geleira, colina, ilha, istmo, lago, montanha, oceano, península, planície, planalto, lagoa, rio, estreito, vale, vulcão, cascata. 

Download

Agentes endógenos e exógenos

As diferentes expressões do relevo citadas acima são resultadas dos chamados agentes exógenos e endógenos de formação e transformação do relevo. Os agentes endógenos ou internos são aqueles que surgem no interior da Terra, que são os terremotos, o tectonismo e o vulcanismo.

Os agentes endógenos agem a partir das forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que contribui para movimentar as placas tectônicas. É a partir da movimentação destas placas que há a ocorrência de vulcões e terremotos, contribuindo para a formação de montanhas, ilhas, vales, entre outras formas de relevo.

Com isso, os agentes exógenos ou externos, são aqueles que agem na superfície terrestre, acima do relevo. Como exemplos temos a ação dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Formas de relevo – Instruções para jogar

Após baixar o arquivo, imprima e recorte as cartas. Assim, é possível adotar diferentes metodologias para utilizar as cartas, tais como: jogo da adivinhação, onde o primeiro participante fixa a carta na testa sem ver o que está na carta, e um segundo participante irá descrever as feições do relevo. Assim, o primeiro participante terá que descobrir o nome da forma de relevo descrita.

Algumas definições

Antes de mais nada, a primeira forma é o Desfiladeiro, que é uma passagem estreita entre montanhas ou vale.

formas de relevo
Desfiladeiro em Bryce Canyon National Park, Utah, EUA. Autor: Luca Galuzzi 

Istmo

A princípio, istmo é uma estreita porção de terra cercada por água pelos dois lados e que geralmente conecta duas grandes porções de terra. Um dos istmos mais famosos é o Canal de Suez localizado no Egito, entre o mar mediterrâneo e o mar vermelho.

Nesse sentido, pelo fato de separarem mares e oceanos, observa-se a construções de grandes canais de passagem de navios nos istmos afim de encurtar a navegação e diminuir o preço do frete de produtos primários e industrializados.

Um comentário

Deixe uma resposta