A tipificação das diferentes formas de relevo é importante não apenas para a compreensão do meio natural, mas para o entendimento da sua influência sobre as atividades humanas.

O relevo pode ser definido como a expressão e a modelagem da superfície terrestre. É resultado de um conjunto dinâmico de acontecimentos geológicos e geomorfológicos.  O relevo expressa a sua história pelos diferentes desníveis, altitudes, fisionomias e elementos que o compõem e dão forma as diferentes paisagens do globo terrestre.

Para melhor compreendermos sobre a estrutura da superfície terrestre, foi elaborado um conjunto de cartas com os nomes das formas e expressões de relevo, a saber: Arquipélago, baia, desfiladeiro, caverna, costa, continente, delta, deserto, geleira, colina, ilha, istmo, lago, montanha, oceano, península, planície, planalto, lagoa, rio, estreito, vale, vulcão, cascata. 

Foto ilustrativa do jogo de cartas sobre o relevo.

Download

Quantidade de cartas: 24

Agentes endógenos e exógenos

As diferentes expressões do relevo citadas acima são resultadas dos chamados agentes exógenos e endógenos de formação e transformação do relevo. Os agentes endógenos ou internos são aqueles que surgem no interior da Terra, que são os terremotos, o tectonismo e o vulcanismo.

Os agentes endógenos agem a partir das forças exercidas pela movimentação do magma terrestre, que contribui para movimentar as placas tectônicas. É a partir da movimentação destas placas que há a ocorrência de vulcões e terremotos, contribuindo para a formação de montanhas, ilhas, vales, entre outras formas de relevo.

Os agentes exógenos ou externos, são aqueles que agem na superfície terrestre, acima do relevo. Como exemplos temos a ação dos ventos, das águas, do intemperismo e dos seres vivos.

Instruções para jogar

Após baixar o arquivo, imprima e recorte as cartas. Você poderá adotar diferentes metodologias para utilizar as cartas, tais como: jogo da adivinhação, onde o primeiro participante fixa a carta na testa sem ver o que está na carta, e um segundo participante irá descrever as feições do relevo. O primeiro participante terá que descobrir o nome da forma de relevo descrita.

Algumas definições

Acredito que você desconheça algumas das formas de relevo citado neste post. A primeira forma é o Desfiladeiro, que é definido como uma passagem estreita entre montanhas ou vale.

Desfiladeiro em Bryce Canyon National Park, Utah, EUA. Autor: Luca Galuzzi 

Istmo

É considerado uma estreita porção de terra cercada por água pelos dois lados e que geralmente conecta duas grandes porções de terra. Um dos istmos mais famosos é o Canal de Suez localizado no Egito, entre o mar mediterrâneo e o mar vermelho. Pelo fato de separarem mares e oceanos, observa-se a construções de grandes canais de passagem de navios nos istmos afim de encurtar a navegação e diminuir o preço do frete de produtos primários e industrializados.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (5 de dezembro de 2021) Jogo de cartas sobre as formas de relevo. Retrieved from https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/.
"Jogo de cartas sobre as formas de relevo." Blog da Geografia - 5 de dezembro de 2021, https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/
Blog da Geografia 13 de agosto de 2021 Jogo de cartas sobre as formas de relevo., viewed 5 de dezembro de 2021,<https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/>
Blog da Geografia - Jogo de cartas sobre as formas de relevo. [Internet]. [Accessed 5 de dezembro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/
"Jogo de cartas sobre as formas de relevo." Blog da Geografia - Accessed 5 de dezembro de 2021. https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/
"Jogo de cartas sobre as formas de relevo." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/jogo-de-cartas-sobre-as-formas-de-relevo/. [Accessed: 5 de dezembro de 2021]
One thought on “Jogo de cartas sobre as formas de relevo”

Deixe uma resposta