Na troposfera a temperatura diminui na medida que subimos até por volta de 12 quilômetros de altitude. Porém em algumas circunstâncias a temperatura pode aumentar ao invés de diminuir, ocasionando o fenômeno chamado de inversões de temperatura ou simplesmente, inversão térmica.

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br

Neste sentido, a inversão térmica é caracterizada quando uma camada de ar-quente, que é mais leve, se sobrepõem a uma camada de ar frio (mais pesado), inibindo assim, a formação de nuvens. É interessante afirmar que o ar próximo ao solo é geralmente quente e não frio. A inversão térmica são fenômenos de curta duração e não se prolongam por muito tempo.

As inversões térmicas podem ser divididas em cinco tipos:

– Inversão por advecção

– Radiação

– Frontal

– Subsidência

– Fundo de vale

A inversão por advecção ocorre a partir do transporte horizontal de ar-quente e

úmido sob uma superfície fria. Este contato pode gerar o nevoeiro de advecção. Ocorre geralmente em superfícies aquáticas e junto às regiões costeiras.

A inversão por radiação é tipico do inverno e é caracterizada pelo rápido resfriamento da superfície durante a noite ocorrendo a perda de calor da superfície para o espaço. Se o ar-quente que se mantém logo acima da superfície contiver umidade suficiente, pode haver formação de nevoeiro ou em casos mais extremos o fenômeno da geada.

A inversão frontal ocorre a partir do encontro de duas massas de ar de características diferentes. Neste encontro o ar quente é forçado a subir sobre o ar frio. Este tipo de inversão ocorre geralmente ao longo da atuação de uma frente.

A inversão por subsidência é um tipo de inversão originado dos movimentos de ar descendentes em áreas de alta pressão atmosférica. O ar subsidente perfaz um fluxo de cima para baixo, trazendo para a superfície o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera.

Por fim, há a inversão térmica de fundo de vale. Este tipo de inversão é causada pela descida do ar frio dos topos de morro para os vales, forçando a subida do ar mais quente.