I

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

IDH

Índice de Desenvolvimento Humano. É o índice que mede os países levando em consideração fatores como a distribuição da renda, de saúde, educação, desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, sistemas de governo entre outras.

Índice de sinuosidade 

O índice de Sinuosidade (Is) representa a relação entre o comprimento do rio principal (Lc) e a distância em linha reta entre a nascente e a foz do rio (Dc). Neste sentido, o índice de sinuosidade é calculado pela seguinte expressão: Is = Lc / Dc. Rios muito retos possuem índice de sinuosidade próximos de 0,5. Canais com índices igual ou acima de 1,5 já são considerados sinuosos ou meândrico.  

Infiltração

É a capacidade de penetração da água das chuvas nos diferentes tipos de solos.

Intemperismo

Conjunto de processos físicos, biológicos e químicos, que resultam na degradação das rochas superficiais na terra. As grandes variações de temperatura contribuem para a desintegração das rochas. Em relação ao intemperismo químico, este ocorre em função do contato das rochas com a água e a umidade. Estes processos são mais comuns em regiões tropicais e equatoriais.

Insolação

Quantidade de calor enviada pelos raios solares à superfície da terra. Na superfície da terra a insolação varia com a latitude e a altitude. É possível afirmar que outros fatores locais entram em consideração, sendo a cobertura vegetal a mais importante.

Imagem

Representação gráfica de um objeto, produzida por um dispositivo óptico ou eletrônico; é normalmente armazenada em formato raster, com valores binários ou inteiros que representam a intensidade da luz refletida, o calor ou outro tipo de grandeza do espectro eletromagnético.

Imagem de satélite

Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra.

Imigração

Entrada de pessoas num país, vindas de outro, para aí viverem e trabalharem.

Indústria

Conjunto de atividades que transformam as matérias-primas em produtos acabados e/ou semi-acabados.

Industrialização

Desenvolvimento econômico que tem por base a proteção às indústrias existentes e a criação de novas indústrias. Atividade econômica que consiste em mobilizar capital, máquinas e trabalho para transformar a matéria-prima em produtos acabados, em grandes quantidades e geralmente com grande valor agregado.

Insolação

Quantidade de calor irradiado pelo sol em direção a superfície da terra. A diferença de temperatura registrada durante o dia, ocasionado pela maior ou menor insolação, é chamada de amplitude térmica.

Infiltração

Absorção, penetração e movimentação subterrânea das águas provenientes das chuvas. Fluxo de água da superfície do solo para o subsolo.

Interflúvio

São ondulações que separam vales.

Isóbara

É uma isolinha (uma linha definida por pontos de valor constante) desenhada sobre um mapa meteorológico, conectando pontos de igual pressão. Um padrão de isóbaras sobre uma carta meteorológica fornece o retrato do gradiente de pressão entre uma área de alta pressão e outra de baixa pressão

Isógona

São linhas que ligam pontos de mesma declinação magnética.

Isopleta

Linha que representa quantidades de igual valor que não podem ser representadas de forma pontual; por exemplo, densidade populacional.

Isostasia (movimento isostático)

É o estado de equilíbrio gravitacional e as suas alterações entre a litosfera e a astenosfera.

Istmo

Estreita faixa de terra situada geralmente entre dois mares. O trabalho de rompimento de um braço de terra desse tipo pode fazer com que grande economia de tempo seja conseguida pelos navios, ex.: canal Panamá, etc.