Em 2020 a Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo. O Relatório dos países mais felizes do mundo é uma publicação da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, alimentada por dados da Gallup World Poll e da Lloyd’s Register Foundation.

Outro estudo, realizado a pedido da ONU pelo Instituto de Pesquisa da Felicidade, de Copenhague, que inclui no cálculo variáveis como o produto interno bruto (PIB), as ajudas sociais, a expectativa de vida, a liberdade, a generosidade, a ausência de corrupção e a qualidade de vida dos imigrantes, também inclui a Finlândia como o país mais feliz do mundo. Neste relatório o Brasil aparece na 35º colocação, imediatamente atrás do Uruguai, país mais bem colocado da América do Sul.

A Finlândia é um país localizado no norte da Europa e faz fronteira com a Suécia e a Noruega, ambos também listados entre os dez país com os maiores índices de felicidade no mundo. Além disso, também faz fronteira com a Rússia.

Sua capital, Helsinque, ocupa uma península e ilhas vizinhas do Mar Báltico. A aurora boreal, um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, pode ser visto da província da Lapônia, situada no Ártico, que conta com uma vasta área selvagem, além de parques nacionais e estações de esqui.

O país possui uma população estimada em 5.524.000 milhões de habitantes e um PIB per capita de 40 mil dólares, ou algo em torno de R$ 206.228. A Finlândia nem sempre ocupou a primeira posição. Em 2003 o país ocupava a 7° posição no ranking mundial.

Índice mundial de felicidade. Fonte: https://pt.countryeconomy.com/

Cerca de 76% da população finlandesa pertence a Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, outros 20% não possuem nenhuma religião. Com cerca de 17 habitantes por quilômetro quadrado é considerado um dos países menos habitados da Europa. Em 2019 o país apresentava um IDH de 0,938, ocupando a 11° posição. A taxa de suicídio em 2016 era de 15,9 bem afrente do Brasil que tinha uma taxa de suicídio de 6,5.

Cerca de 24% da sua mão de obra economicamente ativa empregada no serviço público. A mobilidade social também é um item que merece destaque. Enquanto que o brasileiro pobre precisaria de 9 gerações para alcançar o salário médio do país, na Finlândia levaria apenas 3 gerações. Isso demonstra que neste país o Estado possui grande importância para a diminuição das disparidades sociais e para o aumento da qualidade de vida das pessoas.

A Finlândia é um país politicamente estável, mesmo tendo cerca de 10 partidos políticos. O generoso programa de bem-estar da Finlândia e as medidas fiscais recém-anunciadas devem ajudar a proteger sua população de alguns dos piores impactos das desafiadoras condições macroeconômicas globais. Estas medidas contribuíram para melhorar a posição deste país no ranking.

Os 10 países mais felizes do mundo de acordo com o Word Happisess Report

Finlandia1
Islândia2
Dinamarca 3
Suiça4
Países baixos5
Suécia6
Alemanha7
Noruega 8
Nova Zelândia 9
Austria 10
Ranking Global de Felicidade. Fonte: World Happiness Report 2021 | The World Happiness Report

Para se chegar ao índice de felicidade é preciso auferir alguns indicadores. Entre estes indicadores é possível citar os seguintes:

Produto Interno Bruto (PIB)

Índice de expectativa de Vida

Índice de Suicídios

Índice de Estabilidade Política

Índice de Emissões de Dióxido de Carbono

Índice de Desempenho Ambiental

Índice de Desemprego

Índice de Participação e Comprometimento

Índice de alfabetização adulta

Destaca-se que dependendo da instituição de pesquisa, outros indicadores poderão ser incluídos. Neste caso, quanto melhor for os indicadores apresentados por um país, maior será o seu índice de felicidade.

Os países mais infelizes do mundo

Os países com os menores índices de felicidade possuem algumas características em comum: alto índice de pobreza e violência. Altas taxas de desemprego e de analfabetismo, baixo IDH e instabilidade política. Alguns destes países também sofrem com a ocorrência de conflitos armados.

Países com os piores índices de felicidade

Como a demografia pode afetar no índice de felicidade

É importante salientar que o índice de felicidade pode ser diferente de um bairro para o outro ou variar a nível de Cidade e Estado.

Estudos indicam que a felicidade pode ser afetada pela idade das pessoas que estão ao nosso redor. Por exemplo, se você vive em uma cidade onde possuem poucas pessoas na mesma faixa etária que você, provavelmente você será menos feliz, basicamente porque não haverão muitas oportunidades de conexão social entre você e as pessoas da sua comunidade. Pelo contrário, se você adora se conectar com pessoas de idade mais avançada, provavelmente não terá nenhum problema.

Em um estudo realizado na Austrália, constatou-se que em regiões com empregos perigosos, a exemplo da mineração, e aqueles que possuem uma tendência de atrair mais homens do que mulheres também criam baixa satisfação com a vida, tornando estes lugares mais infelizes. [1] A explicação é que nestes locais há uma diminuição das relações sociais.

Com relação a diferença de felicidade entre as áreas urbana e rural, em um estudo conduzido na Itália, foram demonstrados que em regiões urbanas, a saúde e as relações familiares tiveram maior impacto na felicidade. As pessoas que viviam perto de suas famílias e áreas que consideravam saudáveis ​​indicaram níveis mais elevados de felicidade. [2]

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (18 de outubro de 2021) Finlândia – o país mais feliz do mundo. Retrieved from https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/.
"Finlândia – o país mais feliz do mundo." Blog da Geografia - 18 de outubro de 2021, https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/
Blog da Geografia 3 de junho de 2021 Finlândia – o país mais feliz do mundo., viewed 18 de outubro de 2021,<https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/>
Blog da Geografia - Finlândia – o país mais feliz do mundo. [Internet]. [Accessed 18 de outubro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/
"Finlândia – o país mais feliz do mundo." Blog da Geografia - Accessed 18 de outubro de 2021. https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/
"Finlândia – o país mais feliz do mundo." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/finlandia-o-pais-mais-feliz-do-mundo/. [Accessed: 18 de outubro de 2021]

Referências consultadas

[1] For more on geographic weighted factors and how multiple factors can shape  happiness in Australia, see: Kubiszewski, I., Jarvis, D., & Zakariyya, N. (2019). Spatial variations in contributors to life satisfaction: An Australian case study. Ecological Economics164, 106345

[2]  For more on the Italian study on urban happiness, see:  Bernini, C., & Tampieri, A. (2019). Happiness in Italian cities. Regional Studies53(11), 1614–1624

Deixe uma resposta