Escala cartográfica

A escala cartográfica é fundamental em pesquisas e trabalhos de cunho geográfico, cartográfico, ambiental, ou qualquer outro que se realize sobre o espaço físico. Entender como funciona uma escala é um dos primeiros passos para representar de forma correta os objetos no mapa [1]

Sumário

Conceitos básicos sobre escala cartográfica

Como o mapa é infinitamente menor que a Terra, necessitamos de uma escala para indicar
a proporção entre ele e o nosso planeta. A escala nos informa quantas vezes o objeto real (no caso a Terra ou parte dela) foi reduzido em relação ao mapa. Em outras palavras, Santos (2002) afirma que a escala é a relação entre a distância ou o comprimento no mapa e a distância correspondente na Terra.

Escala e seus tamanhos

Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala.

A escolha da escala cartográfica é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas assim mesmo as informações devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.

Tipos de escalas

1. Escala gráfica

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território.

De acordo com o exemplo acima cada segmento de 1cm é equivalente a 400 metros no terreno, 2 cm é igual a 800 m, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3 cm, a distância real entre elas será de 3 x 400, ou 1200 m (Mil e Duzentos Metros).

A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território. A aplicação prática dessa maneira de representação ocorre de forma direta, bastando utilizá-­la com uma régua comum. Para isso, basta copiá-­la num pedaço de papel, a fim de relacionar as distâncias existentes no mapa e na realidade.

2. Escala nominal

A escala nominal ou equivalente é apresentada nominalmente, por extenso, por uma igualdade entre o valor representado no mapa e sua correspondência no terreno.

Exemplo:

1 cm = 10 km
1 cm = 50 m

Nesses casos, a leitura será: um centímetro corresponde a dez quilômetros e um centímetro corresponde a cinquenta metros.

3. Escala numérica


A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa representa uma área 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.


Na escala numérica as unidades, tanto do numerador quanto do denominador, são geralmente
indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata­se, portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.

As questões que envolvem o uso da escala estão geralmente relacionadas a três situações:

Calcular a distância real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.

D=5 cmx 300 000 D=1500000 cmou 15 Km

Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro.

Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km.

Referência

[1] Escala_F.PDF (ufrj.br)

Deixe uma resposta