Estamos chegando no mês de junho e por todo o país se iniciam as festas de São João. Nestas festas há a tradicional quermesse com o sorteio de vários produtos. Em alguns lugares estas festas são chamadas simplesmente de Bingo. E é neste contexto que pode-se trabalhar diversos conteúdos da geografia por meio dos chamados bingos.

Ser criativo em sala de aula ou na vida profissional não é uma tarefa fácil para algumas pessoas. É preciso sempre inovar com a criação novas metodologias para ensinar um conteúdo que você já conhece tão bem quanto a palma da sua mão.

Ensinar cartografia pode não ser uma tarefa tão simples para alguns, pois envolve algumas somas, divisões e muita imaginação e abstração, pois os recursos presentes na maioria das escolas e universidades são extremamente escasso.

Afim de ajudar um pouco na dinamização de suas aulas, ou até em seus estudos, apresentamos o bingo cartográfico. Este bingo é uma adaptação do já conhecido bingo geográfico. Esta metodologia de ensino também poderá ser aplicada em outras disciplinas e conteúdos presentes na geografia.

Segue a descrição passo-a-passo da metodologia do bingo cartográfico

1 – Primeiramente é preciso preencher os espaços da Cartela com as respostas das perguntas. A cartela poderá conter quantos espaços você quiser.

2 – Nesta fase as perguntas serão feitas. Se o aluno tiver a resposta na cartela para o que foi perguntado, logo ele marca com uma caneta aquele acerto.

3 – Quando o primeiro aluno conseguir marcar todos os espaços o jogo termina. Caso você queira, poderá seguir o jogo até 3 pessoas acertarem todos os espaços da cartela.

É importante que as cartelas contenham perguntas bastante diversificadas para que mais de um aluno não vença o jogo ao mesmo tempo. As perguntas também devem obedecer ao nível de conhecimento da turma.

Logo abaixo preparamos um material com algumas questões com suas respectivas respostas e um modelo de cartela. Você poderá adaptar estes materiais com a inclusão de novas questões e novos espaços na cartela. Lembre-se de oferecer sempre algum beneficio para o vencedor como um ponto extra ou até uma barra de chocolate (risos).

Click para obter o material contendo perguntas e repostas na área de cartografia e o modelo de cartela

Perguntas e respostas

Modelo de cartela

Deixe uma resposta