Você já deve ter estudado estes conceitos várias e várias vezes, porém vez ou outra alguém nos pergunta sobre solstício ou equinócio e lá está a nossa memória para nos envergonhar. Então, segue abaixo a definição destes conceitos para você estuda-los mais uma vez e aprender de uma vez por todas os conceitos de solstício, equinócio, afélio e periélio.

No dia 21 ou 22 de dezembro, os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de capricórnio. Este é o solstício de verão para o hemisfério sul e o solstício de inverno para o hemisfério norte ou seja, ao mesmo tempo que inicia o verão no hemisfério sul, inicia o inverno no hemisfério norte. Os solstícios não possuem data fixa para ocorrerem por causa dos anos bissextos.

Inclinação terrestre.

No dia 21 ou 22 de junho, os raios solares incidem verticalmente sobre o trópico de Câncer. É o solstício de inverno para o hemisfério sul e início do verão do hemisfério norte.

Os equinócios ocorrem quando os dois hemisfério recebem o mesmo fluxo de radiação solar. Os equinócios ocorrem nos dias 21 ou 22 de março, sendo o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte.

Nos dias 22 ou 23 de setembro, ocorre outro equinócio e se dá início a primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte.

Fonte: http://areadelta4.com

Antes de falarmos sobre afélio e periélio é bom saber sobre o conceito de precessão. Este é a oscilação da terra em seu eixo, fazendo com que, por exemplo, o hemisfério sul fique alternadamente mais perto e mais longe do sol. Afirma-se está oscilação ocorre a cada 19 ou 23 mil anos.

O inverno no hemisfério sul ocorre no afélio (ponto em que a distância do sol é a máxima possível), enquanto que seu verão ocorre no periélio (ponto em que a distância do sol é a mínima possível), logo, quando iniciar o inverno no hemisfério sul, irá iniciar o verão no hemisfério norte.

Mais você pode se perguntar: ora, mas nesta foto eu vejo que tanto o hemisfério sul quanto o hemisfério norte estão longe do sol, e agora como identificar qual hemisfério está no verão e qual está no inverno? Veja a figura acima, qual dos polos está mais próximo do sol no afélio? Vendo a foto é possível observar que é o hemisfério sul que está mais próximo do sol, neste caso, temos que será verão no hemisfério sul enquanto é inverno no hemisfério norte.