Dicionário de Geografia

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Abiótico

São os componentes do ecossistemas que não estão vivos. Estes componentes incluem partículas de solo, água, atmosfera e gases.

Abissal

Em geologia, refere-se às grandes profundezas oceânicas. Em geografia é tudo aquilo que se forma nas grandes profundidades oceânicas.

Abrasão

Termo usado para identificar todo processo mecânico de intemperismo ou arredondamento de superfícies por fricção e impactos com fragmentos ou partículas de rochas em movimento.

Absolutismo

Termo derivado do francês “absolutisme” que significa regime de poder absoluto. Sistema político de governo onde o poder se concentra nas mãos de um monarca (rei).

Absorção

É o processo pela qual a energia radiante proveniente do sol ou de outros objetos é absorvida.

Absortância

É a razão entre o fluxo de radiação absorvido e o fluxo incidente sobre a superfície. É considerada uma grandeza adimensional.

Acre

É uma medida de superfície empregada com maior frequência nos Estados Unidos. Equivale a 4.046,80 m². O Acre não é utilizado na maioria dos países.

Acurácia

Representa a proximidade dos resultados oriundos das observações, em relação aos valores reais ou aos valores aceitos como sendo reais. A acurácia relaciona-se com a exatidão do conjunto dos resultados. Diferentemente da acurácia, a precisão significa a variabilidade entre os valores obtidos.

Adam Smith (1723 – 1790)

Cientista britânico. É considerado o pai da economia como ciência. Ajudou a sistematizar a análise econômica, elaborando e demonstrando leis. Smith condenava o controle estatal, afirmando que o trabalho é a única fonte de riqueza, e não o comércio.

Adiabático

Refere-se ao resfriamento de um pacote de ar ascendente pela expansão ou pelo aquecimento de um pacote de ar descendente pela compressão, sem troca de calor entre o pacote e o ambiente circundante.

Adjacência

Relação topológica onde os elementos se encontram adjacentes em relação a outro elemento. Nesta relação é possível distinguir elemento que possuam pelo menos um ou mais pontos em comum.

Administrador de banco de dados

É o profissional responsável por programar e manter banco de dados. Desenvolver e monitorar o desempenho de servidores de banco de dados. Garantir rotinas de Back up e restauração de sistemas, entre outros.

Administrador de rede

O administrador de redes é responsável por desenvolver soluções e administrar servidores e rede de dados em ambiente Data Center. Este profissional atua no atendimento ao usuário e configuração de estrutura de rede.

Aerofotogrametria

Área do conhecimento responsável por definir métodos e técnicas de obtenção de informações de pequenas, médias e grandes áreas por meio de câmaras aéreas localizadas em algum tipo de plataforma terrestre, suborbital ou orbital. Atualmente os métodos de coleta de informações por meio de plataformas aéreas passa por uma grande evolução com a disseminação do uso de Veículos Aéreos não Tripulados (Vant’s).

Aeronave Remotamente Pilotada (RPA)

Subcategoria de aeronaves não tripuladas, pilotada a partir de uma estação de pilotagem remota e utilizada para qualquer outro fim que não seja o recreativo e que seja capaz de interagir com o Controle de Tráfego Aéreo e outras aeronaves em tempo real.

Aerossol

São partículas com tamanho de 1 nanômetro a 1 micrômetro dispersos ou suspensos no ar. Ex: fuligem, poluentes suspensos no ar ou partículas de poeira.

Aerotriangulação

Método utilizado na fotogrametria para a definição de coordenadas de pontos sobre uma fotografia aérea, a partir das coordenadas conhecidas chamadas de pontos de controle.

Afélio

É o ponto onde a distância da terra em relação ao sol é a máxima possível. A ocorrência deste evento juntamente com outras características determina o início do inverno no hemisfério sul ou no hemisfério norte.

Afloramento

Qualquer exposição de camada, rocha ou veio d’água na superfície terrestre.

Afluente

São rios que coletam água de diversas fontes, tais como: chuvas e pequenos cursos d’água e despejam no rio principal.

Agentes endógenos ou internos

São forças naturais que atuam comandadas pela dinâmica interna da terra, tais como: tectonismo e o vulcanismo.

Agentes exógenos ou externos

Forças que agem devido a dinâmica externa da terra. Estas forças modificam e modelam o relevo terrestre, são exemplos o intemperismo e os processos de erosão e sedimentação.

Agregação

Processo utilizado para agrupar vários elementos distintos em uma mesma camada ou unidade. Geralmente possui como objetivo a generalização de informações.

Agreste

Zona natural do Nordeste brasileiro entre a zona da Mata e o Sertão, que se estende desde o Estado do Rio Grande do Norte até o Estado da Bahia.

Agricultura

Atividade produtiva integrante do setor primário da economia. É caracterizada pela produção de bens alimentícios e matérias-primas

Agricultura de precisão

É considerado um processo de automação agrícola que faz uso de sistema de informações geográficas para a tomada de decisão associada com a produção agrícola. Por meio de áreas georreferenciadas, torna-se possível a obtenção de diversos parâmetros e informações capazes de garantir o melhor controle da produção.

Agricultura de subsistência

É a atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Suas características principais são: pequena propriedade, técnicas rudimentares, baixa produtividade e uso da mão-de-obra familiar.

Agricultura sustentável

É aquela que concilia produtividade, lucratividade e preservação do meio ambiente. A preocupação com uma agricultura cada vez mais sustentável surgiu da insatisfação com os graves problemas ambientais que surgiram com a agricultura moderna.

Agroecologia

Ciência responsável por apoio a transição de modelos agrícolas convencionais, baseados no uso de insumos químicos, para um modelo supostamente sustentável, que procure sustentar aspectos ecológicos, sociais e culturais.

Agronegócio

Conjunto de serviços e atividades industriais que se desenvolveram a partir da produção no campo. O agronegócio também conhecido como agrobusiness.

Agropecuária extensiva

A Agricultura extensiva destaca-se pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais no processo de produção. Normalmente é utilizada para mercado interno ou para subsistência.

Agropecuária intensiva

Neste tipo de agropecuária empregam-se avançados recursos tecnológicos que visam aumentar a produção tanto na agricultura quanto na pecuária. Consequentemente, neste tipo de atividade há uma redução da necessidade de trabalhadores na produção.

Ajuste de curva

Processo que transforma em curva uma série de pequenos segmentos de reta interconectados, suavizando os segmentos que compõem o desenho.

Albedo

É a capacidade de um objeto ou superfície em refletir a radiação solar incidente. Também é caracterizado pela relação entre a quantidade de luz refletida em uma superfície e a quantidade incidente sobre ela.

Alidade

É a parte móvel de um teodolito, que gira em torno de um eixo vertical.

ALOS

Satélite Avançado de observação da terra (Advanced Land Observing Satellite). Faz parte do programa espacial Japonês de Observação da Terra, e tem como principal missão a observação dos processos e fenômenos da superfície terrestre.

Alpes

Considerada a maior cadeia montanhosa da Europa, com mais de 1.000 km de extensão e entre 50 a 300 km de largura.

Alqueire

Unidade de medida muito utilizada no meio rural brasileiro. Varia de acordo com o estado brasileiro. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás equivale a 4,84 hectares. Em São Paulo equivale a 2,42 hectares.

Altimetria

Processo que objetiva a determinação da altitude, e por vezes a variação do relevo, por meio de métodos geodésicos. A Altimetria é uma importante área de estudo em ciências como a geografia e a cartografia.

Altímetro

É um dispositivo que obtém o valor de altitude por meio da medição da pressão atmosférica ou por meio de radar. É empregado em satélites, drones e muito utilizado por pilotos de avião.

Altímetro barométrico

Instrumento que indica valores de altitude ou diferenças de altitude entre pontos a partir do uso da pressão barométrica.

Altiplano

Denominação dada aos planaltos soerguidos na região andina, localizados entre o oeste e o leste da cordilheira dos Andes. O altiplano se elava até por volta de 1000 metros e estende-se desde o Sul do Peru através da Bolívia e da Argentina. No altiplano boliviano está situado o famoso lago Titicaca.

Altitude

Distância vertical determinada a partir de uma superfície de referência, geralmente o nível médio dos mares, até um determinado ponto.

Altitude nula

Ponto localizado no nível de referência, ou seja, a 0 (zero) metros.

Altitude positiva

Ponto localizado acima do nível de referência. Seu valor será sempre acima de 0 (zero) metros.

Altura

Distância vertical medida entre um ponto qualquer e um plano de referência.

Altura geoidal

Afastamento ou altura entre o elipsóide de referência e o geóide, contado sobre a normal ao elipsóide que passa pelo ponto.

Alvorada

Período de luz que ocorre logo antes do nascer do sol. A luz que ocorre à noite após o pôr do Sol é chamado de crepúsculo, mesmo com o pôr do sol ainda é possível ver uma luz no horizonte.

AM/FM

Acrônimo de automated mapping/facilities management. A tradução literal para este termo é: mapeamento automatizado/gestão facilitada. Os sistemas AM/FM, baseados em CAD, são utilizados pelos serviços públicos e organizações de obras públicas para o armazenamento, manipulação, instalação e mapeamento de informações geográficas.

Amostra

É uma representação de parte de um conjunto de dados, calculado a partir de métodos estatísticos para inferir valores ou resultados para todo o conjunto.

Amostragem

Processo ou técnica para a aquisição de amostras que representem da forma mais fiel possível o fenômeno de interesse.

Amplitude

Em Estatística é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da amostra, mostrando a amplitude de variação. A amplitude também pode ser entendida como a intensidade de um sinal elétrico ou acústico.

Amplitude térmica

É a diferença entre as temperaturas máximas e as mínimas.

Análise

Processo que tem por objetivo examinar dados com a intenção de gerar informações para responder ou solucionar um problema.

Análise digital de imagens

Processo feito em computador e por meio de software especifico para a correção geométrica e radiométrica de imagens, realce de objetos na imagem e tratamento dos dados tendo como objetivo a geração de modelos que facilitem a visualização e extração de informações.

Análise de dados

Permite obter respostar e explicações por meio procedimentos utilizados para simular alternativas para problemas propostos.

Análise espacial

Verificação de relacionamentos espaciais, padrões e variações geográficas de objetos ou fenômenos geográficos.

Antissemita

Posição de ódio ao povo judeu. O antissemitismo foi uma das bases para o nazismo, que exaltava a superioridade ariana.

Área de Proteção Integral (API)

São áreas que têm como objetivo preservar a natureza sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Estas áreas compreendem as seguintes categorias: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre.

Apartheid

Apartheid era um sistema rígido de segregação de brancos e negros, que teriam lugares separados onde
morar e manteriam suas culturas próprias. Os contatos entre os dois grupos deveriam restringir-se às relações de trabalho, nas quais os brancos estavam destinados a ser os patrões e os negros, os empregados. Proibia-se o casamento de brancos com negros, mestiços ou asiáticos. A separação racial deveria ser completa: um negro não poderia sequer rezar na igreja de brancos. Teoricamente, cada grupo teria direito a seu desenvolvimento próprio. Assim, todo o ensino, do primário ao universitário, era segregado: havia estabelecimentos para os brancos e outros para os negros.

Asteroide

Grande corpo rochoso que tem órbita em volta de uma estrela.

Atlas

Uma coleção de mapas comumente publicados em uma linguagem com as mesmas convenções e projeções, mas não necessariamente na mesma escala é chamada de “atlas”. Um tipo de atlas que merece destaque é o escolar. Estes atlas apresentam uma grande diversidade de mapas; aspectos geológicos, geomorfológicos, solos, climáticos, políticos, estrutura viária e econômicos, etc. Este tipo de atlas tem três funções básicas: fonte de informação, fornece as configurações geográficas e estimular o interesse dos alunos.

Astrolábio

Antigo instrumento de orientação, baseado na medição da posição dos astros em relação à Terra. Também é considerado um instrumento para a medição da altura de um astro acima do horizonte.

Aquífero

Um formação geológica que possui capacidade para armazenar água subterrânea. A água é armazenada por que as rochas existentes em um aquífero são rochas porosas e permeáveis, que são capazes de reter água. Estes reservatórios de água ajudam a abastecer rios e poços artesianos. São consideradas fontes estratégias para o abastecimento hídrico das grandes cidades.


Referências consultadas

SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 140