WXYZ

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

WGS84 (World Geodesic System)

O sistema geodésico mundial foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. É um sistema de referência utilizado pelo GPS.

Xenofobia

Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros.

Xerófitos 

Vegetais adaptados aos ambientes com pouca disponibilidade de água. Este tipo de vegetação é comum em áreas do semi-árido nordestino.

Xisto

É um rocha metamórfica onde vários tipos de minerais se encontram dispostos em camadas.

Zinco

Metal branco, muitas vezes assumindo a cor azulada. Possui grande emprego em materiais domésticos.

Zona Rural

Região geográfica não classificada como Zona Urbana. Locais em que normalmente não existem aglomerações de pessoas e onde há baixa concentração de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rios e vegetação.

Zona Urbana

Espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende o conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.

Zonal

Solos maduros com perfil totalmente desenvolvido.

Zonas polares

Área que se inicia desde o pólo até 60° de latitude, em cada hemisfério. Nesta região o ar é mais denso, onde geralmente desce em direção ao equador.

Zona temperada

Faixa da Terra entre os trópicos e os círculos polares, de climas suaves. Se estende de um e outro lado da latitudes 45°. É nesta faixa que a circulação atmosférica apresenta sua maior complexidade.

Zoneamento

Organização de uma área em zonas ou faixas de interesse.

Zoneamento urbano

É a divisão de áreas urbanas, tendo como objetivo subsidiar os processos de reorganização espacial, tais como loteamentos e construções em uma cidade, como forma de diferenciar as áreas e os fins a que se destinam.

Zoogeografia

Parte da Biogeografia que estuda a distribuição geográfica dos animais na superfície terrestre. Vários fatores geográficos impedem a expansão das populações animais, como os oceanos, altas cadeias de montanhas, grandes áreas desérticas, que isolam certas espécies ou propiciam o aparecimento de novas.