Muito se fala sobre quem realmente pode ser considerado Geógrafo. Vários autores, inclusive da própria Geografia não deixam claro quem realmente pode ser chamado de Geógrafo. Talvez de um ponto de vista acadêmico, podemos considerar Geógrafo todos aqueles que trabalham com os conhecimentos relativos a ciência geográfica, porém até que ponto esta visão é prejudicial para os profissionais bacharéis em Geografia?

Pois bem, antes de continuar com esta convença, vamos primeiramente responder à questão proposta no título deste post.

Primeiramente devemos considerar que o Bacharel em Geografia é aquele que está amparado pela Lei 6.664/79. Neste caso, o Geógrafo é o profissional com diploma de bacharel em geografia e que esteja registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Assim como Bacharel em Direito não é Advogado, a menos que passe no exame da Ordem, o Geógrafo é o profissional devidamente registrado no conselho profissional de seu estado

Quanto a denominação do termo Geógrafo na literatura de muitos livros na área de geografia, é bom saber que esta não vale para se tentar qualquer atribuição na área.

Pois bem, já sei que para eu ser considerado um Geógrafo eu tenho que possuir um titulo de bacharel em Geografia e me registra no CREA, no entanto, sou licenciado em geografia, se eu fizer um Mestrado ou Doutorado em Geografia eu posso ter a atribuição do Geógrafo?