Dividir polígonos em partes iguais no QGIS

Composição colorida RGB fácil e rápido no QGIS

Primeiramente, neste tutorial você irá aprender a fazer uma composição colorida RGB no software QGIS 3.22. Para isso, vamos utilizar imagens do satélite Landsat 9 nas bandas 4, 5 e 6 do município de Rio Branco-AC referente ao mês de maio de 2022.

Se você ainda está iniciando na área de geoprocessamento e gostaria de aprender a fazer mapas e análises espaciais, sugerimos o curso de Sistema de Informações Geográficas da Ensinamentos SA. O curso tem duração de 25 horas entre aulas ao vivo, exercícios práticos, e leitura complementar.


Para colocar em prática o que irá aprender neste tutorial faça o download das imagens abaixo, referentes a banda 4, 5 e 6 do Sensor OLI presente no satélite Landsat 9.

Para aprender a baixar imagens do Landsat diretamente no site da USGS acesse este artigo: Passo a passo para baixar imagens do Landsat 5 e 8 – Blog da Geografia


Após baixar as imagens e inseri-las no QGIS, vá até o menu Processamento e em seguida Caixa de ferramentas.

composição colorida RGB
Acesso ao menu caixa de ferramentas

Em Caixa de ferramenta digite RGB. Depois clique na opção Composição RGB. Se essa opção não aparecer vá até o menu Complementos e instale o plugin LF Tools.

Assim, na opção Composição RBG, você deverá atribuir uma imagem para cada banda correspondente. Em outras palavras, na opção Banda Vermelha (R) atribui-se a banda 6, Banda Verde (G) será atribuída a banda 5 e na Banda Azul (B) atribui-se a banda 4.

Ferramenta para composição das imagens

Assim, ao clicar em executar será gerada uma imagem semelhante a esta:

Resultado da composição RGB

Melhorando a visualização da composição colorida

Nesse sentido, para deixar esta imagem com uma coloração melhor vá até às propriedades da imagem, depois em simbologia. No item Renderização da Camada diminua o valor Gama para 0,3. A nova imagem ficará assim:

composição colorida RGB
Composição colorida RGB das bandas 4, 5 e 6 do Landsat 9.

Enfim, surgiu alguma dúvida? Deixe seu comentário deste artigo.

Deixe uma resposta