Foto por energepic.com

Seja você estudante de qualquer nível educacional deverá prestar atenção em algumas regras básicas para elaborar um ótimo trabalho acadêmico ou escolar.

Pesquisar sobre um tema para a realização de um trabalho as vezes é uma tarefa difícil, pois atualmente temos tantas informações disponíveis que não sabemos qual site ou livro utilizar.

Não saber quais os passos que devem ser seguidos para fazer um trabalho também é outro problema, pois sem estas orientações podemos ficar perdidos sobre o que fazer primeiro em um trabalho escola.

Para facilitar a tomada de decisão na hora de fazer um trabalho escolar, elegemos nove itens que deverão ser levados em conta.

1 – Antes de se fazer qualquer trabalho pesquise em livros, apostilas, enciclopédias e sites especializados. Mas lembre-se que na internet podem existir informações corretas e incorretas. Por isso, caso faça pesquisas na internet, sempre dê preferência para aqueles sites especializados em divulgar conteúdos da área de sua pesquisa.

2 – Não copie apenas o trabalho, faça um resumo do material pesquisado, sempre destacando as principais informações. Lembre-se que atualmente existem ótimos softwares e programas na internet para a detecção de plágio.

3 – Um bom trabalho começa por uma boa capa. Uma boa capa geralmente possui as seguintes informações: Nome da Instituição, Nome do curso ou da disciplina, titulo do trabalho, nome do aluno, data e cidade.

4 – Coloque um índice ou sumário em seu trabalho. É lá que colocamos a relação dos assuntos abordados com a indicação das suas respectivas páginas.

5 – A Introdução é a parte do trabalho onde explicamos rapidamente o que iremos falar no trabalho. Na introdução geralmente deve-se evitar fazer muitas citações. Ah, não se esqueça de falar sobre o objetivo do trabalho no final da introdução.

6 – O Desenvolvimento é considerado o miolo do trabalho. É considerada a parte mais importante por que nela irá constar uma pequena revisão teórica do assunto e uma análise do tema pesquisado, explicando de forma clara o assunto abordado. Em grande parte dos trabalhos acadêmicos o desenvolvimento segue a seguinte lógica: Revisão teórica, materiais e métodos, resultados e discussão.

A revisão teórica deve fazer um apanhado geral sobre o assunto. É importante que você faça uma quantidade razoável de citações a respeito do tema que está trabalhando. Só tenha cuidado para não citar muitos textos antigos. Muitas faculdades ou revistas científicas exigem que pelo menos 30% das citações de um trabalho seja dos últimos 5 anos.

Em materiais e métodos você irá explicar qual o método utilizou no seu trabalho e como você fez para elabora-lo. Por exemplo: um dos métodos mais utilizados atualmente em ciências humanas é o método da análise de conteúdos , onde utiliza-se várias referências bibliográficas para construir um trabalho.

Geralmente, trabalhos que utilizam este método são feitos seguindo estes passos: primeiro se delimita o tema do trabalho, depois é feita uma pesquisa sobre os textos disponíveis sobre o assunto, na sequência estes textos são analisados, fichados ou resumidos para em seguida serem citados ao longo do trabalho.

7 – Na Conclusão você irá inserir uma consideração sobre os resultados encontrados com a suas próprias palavras. Se na introdução você deve explicar do que se trata o trabalho, na conclusão você deve explicar com as próprias palavras a sua opinião sobre o trabalho.

8 – O seu trabalho deverá constar uma parte destinada para as referências bibliográficas, ou seja, citar os sites, livros, apostilas e outros materiais que você utilizou.  

9 – E por último, não se esqueça da formatação do trabalho. A maioria dos trabalhos geralmente possuem esta formatação: fonte das letras em times New Romam ou Arial, tamanho 12.  Páginas com recuo superior e esquerdo de 3 centímetros e inferior e direito de  2 centímetros.

A partir de hoje você irá começar a fazer trabalhos de excelência e arrancar muitos elogios de seus professores.

Deixe uma resposta