Como fazer um pré-projeto de pesquisa?

Introdução

Neste post vamos falar sobre o que é preciso ter em um projeto de pesquisa para ingressar em um programa de mestrado, doutorado ou elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Lembrando que o projeto faz parte de um dos critérios nos processos seletivos para ingresso nos programas de pós-graduação Stricto Sensu, mestrado e doutorado em todo o país tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas.  

Uma das primeiras coisas que os avaliadores procuram saber é se o candidato possui alguma noção sobre o que é um projeto de pesquisa, como a pesquisa está delimitada, qual o tempo necessário para a execução da pesquisa. Enfim, se o candidato possui ideia do que ele vai fazer no período disponível para a pesquisa.

A partir de agora vamos apresentar algumas dicas para você se dar bem na construção do seu pré-projeto de pesquisa para ingressar em um programa de especialização, mestrado ou doutorado. 

Lendo o edital

A primeira ação para montar o seu projeto de pesquisa é ler com muita atenção o edital de seleção, pois lá irá conter as informações necessárias para organizar a forma como as informações deverão ser apresentadas no seu projeto.

Geralmente os editais para ingresso no mestrado ou doutorado costumam ter de 8 a 15 laudas. Esclarecendo que laudas são páginas em formato A4 formatadas no programa Word de acordo com as normas da ABNT. Neste formato geralmente se utiliza fonte Time News Roman ou Arial tamanho 12, com espaçamento simples, recuo do parágrafo de 1,5 cm e recuo do texto de 3 cm margem superior e margem esquerda e 2 cm para margem inferior e direita.

A lauda é o modelo de formatação mais comum pedido nos editais. Cabe destacar que cada edital irá definir a quantidade de páginas necessária para a elaboração do projeto.

A construção da introdução do pré-projeto de pesquisa

Os editais geralmente pedem um contexto ou introdução do projeto. A introdução deve atrair o leito, informando-o que o projeto se refere a algo interessante e que vale a pena ser desenvolvido.

Neste sentido, o texto de introdução, além de bem escrito, deverá se constituir em um convite atrativo para a continuidade da leitura do seu projeto de pesquisa, monografia, artigo ou tese de doutorado.

Justificativa

Nesta parte você irá justificar a importância da elaboração da pesquisa e da investigação do tema escolhido. Cabe ressaltar que o seu projeto poderá ter mais de uma justificativa.

Na justificativa você também poderá inserir o problema da pesquisa, que é a pergunta problema. É a grande questão do porque você está propondo esta temática. 

Objetivos

Problema, justificativa e objetivo tem que estarem concatenados de forma que um responda o outro.

Os editais costumam enfatizar a necessidade de um objetivo geral, porém muitos não falam em inserir os objetivos específicos, que trata de metas menores a serem alcançadas ao longo do trabalho. Neste caso, é interessante você inserir os objetivos específicos. Assim, os avaliadores saberão que você possui objetivos bem definidos e delimitados a serem alcançados em sua pesquisa.

Em relação ao objetivo geral, trata-se de um resumo que apresenta a ideia central do seu trabalho acadêmico. Então ele deve ser expressar de forma clara qual a intenção daquele projeto de pesquisa.  

Como formular um Problema de pesquisa?

Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagação. Porém, é preciso destacar que encontrar o problema de pesquisa não se constitui uma tarefa fácil. Por isso, vamos apresentar alguns exemplos e conceitos que irão nos ajudar a entender como encontrar um problema adequado para dar prosseguimento a nossa pesquisa.

Primeiramente vamos ver o que diz o Novo Dicionário Aurélio sobre os significados de problema:

  • questão matemática proposta para que se lhe dê a solução;
  • proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções;
  • questão não resolvida e que é objeto de discussão…

É preciso esclarecer que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isso significa que para realizar uma pesquisa precisamos, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se encaixa na categoria de científico [1]

Os seguintes problemas abaixo não se encaixam na categoria de científicos:

  • Como fazer para melhorar o transporte público na cidade de São Paulo?
  • O que pode ser feito para diminuir a pobreza?
  • Com aumentar a produtividade dos trabalhadores?

Estes problemas não são científicos porque se encaixam na categoria de problemas que buscam uma maneira mais eficiente de resolver as coisas. Também não permitem investigar os fatos de acordo com os métodos próprios da ciência. Os problemas relacionados a valores também não são científicos, por exemplo:

  • É bom adotar jogos como técnica didática?
  • Os país devem dar palmadas em seus filhos?

Por fim, é possível afirmar que um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser testados, por exemplo:

  • Em que medida a escolaridade determinada a preferência partidária?
  • A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual?

Metodologia

A metodologia é a parte onde você vai explicar de que forma irá fazer a pesquisa, quais os procedimentos irá adotar para a realização do trabalho e quais os materiais de pesquisa serão necessários para a coleta e tratamento dos dados.

São os métodos que irão fornecer os subsídios necessários para que você possa responder a sua pergunta-problema.

Lembre-se que não se trata de resolver todos os problemas do mundo ou reinventar a roda. Pode ser uma parte de um problema ou uma questão prática que se resolvida irá contribuir para desenvolver ainda mais algum estudo, solucionar algum problema existente na sociedade ou fornecer informações uteis para solucionar algum problema.

Exequibilidade

A exequibilidade do projeto é justamente se você terá tempo, condições financeiras e intelectuais para resolver os problemas que apontou no projeto de pesquisa. Por exemplo: se você propõe fazer uma pesquisa onde terá que entrevistar 10 mil pessoas, deverá demonstrar para os avaliadores que terá condições financeiras, intelectuais e tempo o suficiente para realizar esta pesquisa, além de demonstrar de que forma você irá realizar esta pesquisa, ou seja, quais os métodos e procedimentos que serão utilizados.  

Cronograma

O cronograma deve possuir todos os passos que serão realizados no seu projeto de pesquisa, desde a coleta e tratamentos dos dados até a elaboração final e apresentação do seu trabalho. É comum organizar o cronograma da pesquisa em uma tabela ou quadro.

projeto de pesquisa
Exemplo do cronograma de pesquisa de mestrado acadêmico

Referência teórico

Qual é a sua linha teórica? Quais as bases teóricas que irá utilizar para a discussão? As referências consultadas precisam falar sobre temas relacionados ao seu trabalho. Atente-se para a data da sua referência. É interessante que pelo menos 40% de todas as suas referências bibliográficas sejam dos últimos 5 anos.

Destaca-se que o projeto de pesquisa não é o trabalho final. Este sofrerá mudanças ao longo do seu curso, pois você terá contato com disciplinas e professores que irão te indicar o melhor caminho a ser tomado em sua pesquisa e isso pode acarretar desde a inclusão de novos tópicos no seu projeto de pesquisa até a mudança completa daquilo que você se propôs a pesquisar inicialmente.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

[citationic]

[1] Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Deixe uma resposta