citação de capítulo de livro

Como fazer referência de capítulo de livro

Introdução

No artigo de hoje você irá aprender como fazer referência de capítulo de livro conforme as normas da ABNT.

Quando é necessário fazer este tipo de referência?

Fazemos este tipo referência, quando queremos incluir seção, capítulo, volume, fragmento ou outras partes de uma obra, que tenham autores ou títulos próprios.

É necessário citar o capítulo de um livro quando o livro possui um ou mais autores diferentes para cada capítulo do livro. 

Elementos essenciais da citação de capítulo de livro

  • Autor (es) da parte ou capítulo.
  • Título da parte ou capítulo.
  • Expressão “In:” (Essa pressão precisar estar em itálico).
  • Referência completa do livro ou monografia da qual faz parte.
  • Intervalo de páginas ou número do capítulo ao final.

A primeira parte da citação de um capítulo de livro ou monografia ficará nesse formato:

AUTOR do capítulo. Título do capítulo: subtítulo. In:  

Observe que não é preciso destacar o título do capítulo, ou seja, não precisa deixa-lo em negrito.

Depois dessa parte é preciso fazer a referência do livro. Veja como fica a referência completa de um capítulo de livro ou monografia.

AUTOR do capítulo. Título do capítulo: subtítulo. In: AUTOR do livro. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Capítulo ou Intervalo de páginas. (Série ou Coleção, Volume.). Notas.

Não se esqueça que é obrigatório colocar o intervalo de páginas ou capítulo. Observe também que é preciso destacar o titulo do livro ou da monografia.  

Veja abaixo um exemplo real de uma citação de capitulo de livro:

SEGATA, Jean; BECK, Luiza; MUCCILLO, Luísa; LAZZARIN, Giovana.  A Covid-19, a Indústria da Carne e outras Doenças do Capitalismo. In: MATTA, Gustavo Corrêa., et al. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2021. p. 73-86.

Esclarecendo sobre as opções et al., volume e capítulo

Observe que a expressão et al pode ser utilizada quando o capítulo ou livro possui mais de 3 autores. Você também poderá inserir todos os autores caso deseje.

Outras duas informações importantes são o volume (v.) e o capítulo. Estas informações vêm após inserir o ano da publicação e são geralmente escritos assim: v.1, cap. 7 (volume 1, capitulo 7).

Se você inserir o intervalo de página, não é obrigatória inserir o volume. Além disso, algumas literaturas não possuem a informação sobre o volume, não sendo nesse caso, necessário à sua inclusão nas referências. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos (as).

Veja também: Como fazer um pré-projeto de pesquisa?

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (12 de agosto de 2022) Como fazer referência de capítulo de livro. Retrieved from https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/.
"Como fazer referência de capítulo de livro." Blog da Geografia - 12 de agosto de 2022, https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/
Blog da Geografia 2 de agosto de 2022 Como fazer referência de capítulo de livro., viewed 12 de agosto de 2022,<https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/>
Blog da Geografia - Como fazer referência de capítulo de livro. [Internet]. [Accessed 12 de agosto de 2022]. Available from: https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/
"Como fazer referência de capítulo de livro." Blog da Geografia - Accessed 12 de agosto de 2022. https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/
"Como fazer referência de capítulo de livro." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/como-fazer-referencia-de-capitulo-de-livro-e-monografia/. [Accessed: 12 de agosto de 2022]

Deixe uma resposta