Características da bacia hidrográfica amazônica

A bacia hidrográfica é considerada no Brasil uma unidade de planejamento composta por um sistema de drenagem inter-relacionado e delimitada por um divisor topográfico, que é a linha de separação que divide as precipitações que caem em bacias hidrográficas vizinhas.

A bacia hidrográfica (BH) possui um rio principal, que geralmente dá nome à bacia hidrográfica. O rio principal da BH Amazônica é o rio Amazonas.

A nascente do Rio Amazonas está localizada na cordilheira dos Andes (Perú), desaguando no ocenano Atlântico (Brasil). Abaixo é possível visualizar um esquema representando uma bacia hidrográfica.

Representação de uma bacia hidrográfica. Fonte: UFRGS

O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, do clima úmido e do regime pluvial, possui uma extensa e densa rede hidrográfica em todas as regiões do país. Estas características contribuíram para o processo de ocupação do território em um período onde não existiam estradas ou transporte aéreo.

A Bacia Amazônica é considerada pelos geógrafos e pesquisadores da área como a maior bacia hidrográfica do mundo, tendo um dos maiores potenciais hídricos do planeta. Grande parte está localizada em território brasileiro e em mais sete países da América do Sul, sendo eles:

  1. Colômbia,
  2. Bolívia,
  3. Guiana,
  4. Guiana Francesa,
  5. Suriname,
  6. Peru,
  7. Venezuela.

Principais características da Bacia Amazônica

A bacia amazônica possui uma área de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados. É a bacia que comporta o maior volume de água doce disponível do planeta, sendo composta pelo maior rio do mundo, o Amazonas. Estima-se que o volume de água que passa pelos rios amazônicos representa cerca de 20% da água doce líquida da Terra.

Rio Amazonas é considerado o rio mais extenso, com cerca de 6992 km de extensão, com volume de água de aproximadamente 210.000 metros cúbicos, despejando cerca de 30 toneladas de sedimentos no Oceano Atlântico a cada segundo. Estima-se que a vazão do Rio Amazonas represente cerca de 18% da água doce que todos os rios do planeta lançam no oceano. Os afluentes nascem, em sua maioria, no planalto das Guianas e no planalto Central.

Localização das bacias hidrográficas brasileiras.

Deixe uma resposta