C

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Caatinga

Ocupa 10% do território nacional, abrangendo os estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas, da Bahia, o sul e o leste do Piauí e o norte de Minas Gerais.

A vegetação da caatinga é típica de áreas secas, com folhas finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água e outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de
água da chuva. As espécies mais comuns são a amburana, a aroeira, o imbuzeiro, a baraúna, a maniçoba, a macambira, o mandacaru e o juazeiro. Na caatinga vive a ararinha-azul, ave em risco de extinção. As temperaturas médias anuais são elevadas e oscilam entre 25 ºC e 29ºC.

O clima é semiárido e o solo, raso e pedregoso. A falta de chuvas é um dos grandes problemas da região, onde vivem atualmente cerca de 20 milhões de pessoas. As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira decisiva na vida do sertanejo – nome pelo qual é conhecido o típico habitante da caatinga. Elas prejudicam bastante a produção agrícola e a pecuária, as bases da economia local. Com isso, a região enfrenta também graves problemas sociais, entre eles o baixo nível de renda e escolaridade, a falta de saneamento básico e altos índices de mortalidade infantil.

Cadastro ambiental rural – CAR

É o cadastramento da propriedade rural via internet, na página do Ministério do Meio Ambiente, sendo um dos desdobramentos do novo Código Florestal Brasileiro promovendo a regularização ambiental de imóveis rurais.

Calor

Fluxo de energia cinética de um corpo para outro devido à diferença de temperatura entre eles.

Calor específico

Aumento da temperatura em um material quando a energia é absorvida; a água tem um calor específico alto do que um volume equivalente de solo ou rocha.

Calor latente

Energia calorífica é armazenada em um dos três estados – gelo, água e vapor d’água. A nergia é absorvida ou liberada em cada mudança de fase de um estado para outro.

Cambriano 

É o período geológico mais antigo da era Paleozóica, quando a vida já existia sobre a Terra. Esse período tece início há cerca de 500 milhões de anos e durou cerca de 100 milhões de anos.

Campo de visão

Também chamado de FOV (FIELD OF VIEW), refere-se ao ângulo de visão que um observador tem, a partir de um ponto determinado sobre o terreno.

Campo de visão instantâneo (IFOV)

Refere-se à área coberta por um dispositivo de sensoriamento remoto, em um determinado momento, descrita tanto pelo ângulo com que o sensor capta a radiação quanto pela área abrangida no terreno a partir de uma dada altitude.

Campos

É uma formação bastante variada. Aparece principalmente na Região Norte, na forma de savanas de gramíneas baixas nas terras firmes do Amazonas, de Roraima, do Pará e das ilhas do Bananal e de Marajó; na Região Sul, surge como as estepes úmidas dos campos limpos. Os campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, região plana de vegetação aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul à Argentina e ao Uruguai. Suas terras, de boa qualidade e com grande abundância de água, são amplamente utilizadas para o cultivo de arroz, milho, trigo e soja, às vezes em associação com a criação de gado. São áreas de
agricultura mecanizada e moderna. A população é urbana e bem distribuída pelo território, e se destacam cidades como Santa Maria, Alegrete e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Canal

Em Sensoriamento Remoto, refere-se a um determinado intervalo espectral (também conhecido como banda). Em comunicação de dados, refere-se a um caminho físico ou lógico, que permite o fluxo de dados entre origem e destino.

Capacidade do Rio

Trata-se da capacidade de um rio em transportar a maior quantidade de detritos de determinados tamanhos. É preciso tomar cuidado para não confundir este termo com competência de um rio, que se refere ao diâmetro dos detritos que um rio consegue transportar. Quanto maior o diâmetro dos detritos maior será a competência.

Capitalismo

Sistema econômico assentado na hegemonia econômica, política e social de um pequeno grupo que controla os meios de produção. O desenvolvimento do capitalismo teve como resultado o aparecimento e consolidação de novas classes sociais, tais como: burguesia, classe industrial e classe proletária. A classe proletária é a que concentra um maior contingente populacional, sendo caracterizada pela venda de sua força de trabalho para os capitalistas em troca de um salário.

Carta batimétrica

Aquela onde as curvas batimétricas ligam os pontos de igual profundidade. As cartas batimétricas representam o relevo negativo, enquanto as cartas hipsométricas, o relevo positivo.

Carta geográfica

Esta constitui a primeira ferramenta de trabalho para geógrafos e especialistas em geoprocessamento. Neste tipo de carta, temos a facilidade de ver, de imediato, qualquer porção da terra.

Carta Náutica

Mapa destinado a representação de recortes das costas continentais, ilhas, portos e rotas marítimas.

Cartel

É caracterizado por um conjunto de empresas que atuam em um mesmo seguimento econômico e que estabelecem acordos, tais como a manutenção de preços para não concorrerem entre si. Esta prática visa a ampliação de lucros. Ver Oligopólio

Cartografia

Ciência e arte que procura apoio científico em áreas como Topografia e Geodésia para a representação gráfica da Terra por meio de Cartas e Mapas. Um dos principais objetivos da Cartografia é trazer para o gabinete a representação de diversas partes da Terra, com vistas ao planejamento das mais diversas atividades humanas.

Catanduva

Trata-se de um nome popular comum nos Estados de São Paulo e Paraná dado a terras pobres e quase sempre arenosas.

Cerrado

É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total. Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .

Cidades-gêmeas

Adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, apresentam grande potencial de integração
econômico e cultural, assim como manifestações localizadas dos problemas característicos da
fronteira.

Chapada

Denominação usada no Brasil para designar grandes superfícies, por veze horizontais e a mais de 600 metros de altitude. As chapadas aparecem na Região Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. As principais chapadas brasileiras são: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada do Araripe (Ceará) e Chapada dos Parecis (Mato Grosso).

Cláudio Ptolomeu

Nasceu no Egito por volta dos anos 90. Foi um Astrônomo, Cartógrafo e Geógrafo que contribuiu para representar cartograficamente o mundo conhecido nos tempos do Império Romano. Passou a maior parte de sua vida na cidade de Alexandria.

Clima

Para os meteorologistas o termo clima constitui um conjunto de eventos de tempo semelhante, mais ou menos estáveis, que resulta em condições relativamente permanentes, durante um período de tempo mais ou menos de 30 anos. Para a Geografia o clima seria o ambiente atmosférico constituído pela série de estados (estados do tempo) sobre um lugar.

Climatologia

É o estudo do clima e da sua variabilidade. A climatologia é considerada uma área que analisa os padrões do tempo meteorológico de longo prazo, no espaço e no tempo, além de fatores que produzem as condições climáticas da Terra.

Colonização

Povoamento e aproveitamento econômico de uma determinada região. É feita principalmente por meio da agricultura.

Cometa

Corpo com órbita fixa feito de gelo, poeira e gases.

Continentalidade

Fenômeno que ocorre nas áreas mais afastadas do oceano, onde a superfície perde mais facilmente o calor recebido através da insolação. Em consequência disso, estas áreas possuem maior amplitude térmica diária e anual.

Croqui

Termo utilizado para designar a representação esquemática de um terreno. Apresenta um esboço da topografia de uma determinada região. Este tipo de representação é enquadrada como um levantamento expedito, ou seja, possui pouca precisão.

Contraurbanização

Termo cunhado pelo Geógrafo norte-americano Brian Berry em 1973 para descrever o rápido crescimento da população nas pequenas cidades em relação às grandes cidades, pois na época concebia-se a “urbanização” e o grande crescimento populacional como um processo comum somente em grandes aglomerados urbanos.

Cultura extensiva

Terras onde geralmente se produz apenas uma colheita por ano.

Cultura intensiva

Terrenos onde há mais de uma colheita por ano.

Curva de nível

Curva de nível é uma linha sinuosa que liga pontos no terreno de mesma cota.
Esta linha é dada pela intersecção de planos horizontais com a superfície do terreno.