No Image Available
Planejamento Urbano e Regional
Autor: Camila D’Ottaviano; Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros Categoria: Geografia Urbana, Planejamento Urbano Editora: ANPUR Publicado: 2021 ISBN: Página: 346 País: Brasil Linguagem: Português Dimensão: Tamanho: Baixar
Descrição:

O livro planejamento urbano e regional: ensino pesquisa e extensão foi publicado pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) em 2021, sendo organizado pelas autoras: Camila D’Ottaviano e Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros.

Este livro está distribuído em 10 capítulos: 1) planejamento, um campo em busca de um domínio; 2) pesquisa, extensão e educação no campo do planejamento urbano e regional; 3) três éticas para o planejamento urbano; 4) a construção do campo de atuação internacional da ANPUR; 5) desafios do planejamento urbano e regional em tempos de pandemia; 6) da agenda metropolitana à política nacional de desenvolvimento urbano (PNDU); 7) inovação para o desenvolvimento regional inclusivo; 8) aproximación a la planificación urbano-regional desde las comunidades; 9) quando campos disciplinares de encontram; 10) advocacy e pluralismo em planejamento.

Este livro surge da necessidade de sistematizar as discussões e debates que foram realizados durante um seminário da ANPUR com as participações das professoras, Ana Maria Fernandes (UFBA), Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN) e Ana Cristina Fernandes (UFPE).

Esta literatura procura ampliar e atualizar o debate a cerca da apresentação de novas ideias, perspectivas e abordagens para o ensino, pesquisa, extensão e divulgação da produção realizada no campo do Planejamento Urbano e Regional.

No primeiro capítulo “Planejamento, um campo em busca de um domínio”, Ester Limonad e Rainer Randolph fazem um importante debate sobre o campo do Planejamento Urbano e Regional. No segundo capítulo o autor avança na discussão sobre a consolidação desse tripé que compõe a estrutura das universidades brasileiras. No capítulo três é enfatizado a necessidade de repensar todas as dimensões – de pensamento, ação e construção de alternativas – da prática. No capítulo quatro é feita uma reocupação histórica do papel internacional da ANPUR. No capítulo cinco é proposto um debate sobre os “Desafios do Planejamento Urbano e Regional em tempos de pandemia.

Entre para a Lista VIP

Digite seu e-mail para receber notificações de novos posts.

Traduzir
Amazônia Desconhecida
PARCERIA