
A presente publicação, iniciação à geografia, constitui o resultado da convergência de várias ações com vistas a homenagear o Geógrafo Nilo Bernardes. Em primeiro lugar, ressalta-se a iniciativa da família, representada pela filha Angela Cavalcanti Bernardes, em confiar os originais datilografados e manuscritos da obra Iniciação à Geografia ao Conselho Editorial da Revista Brasileira de Geografia – RBG e à Coordenação de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que encaminharam a publicação do material para a série Documentos para Disseminação. Memória Institucional. Essa série, desde 1990, vem trazendo a público trabalhos produzidos por eminentes profissionais da Casa que se destacaram em seus campos específicos de conhecimento.
Além de suas atividades científicas e técnicas como geógrafo, Nilo era ainda, e sobretudo, um professor. Ministrou cursos de aperfeiçoamento para formação de geógrafos no IBGE, lecionou na Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio, foi Catedrático do Colégio Pedro II, e, nos últimos anos de sua vida, colaborou com o Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense – UFF.
O desejo de transmissão era um traço tão seu que muitos o conheciam por “Professor Nilo” ou apenas “Professor”. Uma viagem de carro com ele pelo interior era sempre acompanhada de uma aula. Qualquer viagem, curta ou longa, tornava-se uma verdadeira excursão liderada por Nilo e sua eterna companheira Lysia, com quem dividia a paixão pela Geografia, pelo País, seu solo e seu povo.
Obs: o texto acima foi extraído do próprio livro.