
Aplicações de geoprocessamento e sensoriamento remoto
Autor: Bernardo Barbosa da Silva Categoria: Geoprocessamento, Geotecnologias Editora: EDUFCG Publicado: 2013 Página: 217 País: Brasil Linguagem: PortuguêsCompreender a dinâmica socioespacial é uma tarefa um tanto complexa e problemática, pois implica em compreender todos os atores que fazem parte da produção do espaço urbano de forma crítica. Ao analisar o espaço urbano é preciso considera-lo como um produto dos processos de produção e reprodução das relações sociais e econômicas. Trata-se de um espaço que é condição tanto do processo de produção capitalista quanto da reprodução da vida humana. Registrar e quantificar as transformações que ocorrem no espaço geográfico é um dos objetivos do geoprocessamento.
O geoprocessamento é considerado um conjunto de técnicas matemáticas e procedimentos computacionais capazes de tratar e fornecer informações espaciais e temporais. Esse conjunto de ferramentas vem contribuindo de forma importante para as áreas de Planejamento Urbano e Regional, Mapeamento agrícola, Agricultura de precisão, Recursos naturais e ambientais, Cartografia, Comunicação e Transportes.
O geoprocessamento também pode ser definido como um ramo da ciência que contribui com o desenvolvimento de ferramentas capazes de realizar o processamento de informações georreferenciadas por meio de aplicativos e softwares (geralmente SIG’s), além de equipamentos como: computadores, notebooks e periféricos. Este conjunto envolvendo softwares e hardwares manipular, avaliar e gerar produtos cartográficos relacionamentos principalmente à localização de informações sobre a superfície da terra.
Devido às dimensões continentais do território brasileiro, associada à carência de informações ambientais adequadas para a tomada de decisões, o uso de ferramentas de Geoprocessamento para o diagnóstico ambiental é primordial para o sucesso de projetos ambientais.
Segundo o autor, este livro é uma coletânea de artigos de pesquisadores experientes e renomados do Brasil que trata da Produtividade primária bruta, Diagnóstico da vegetação e degradação da caatinga, Estimativa da evapotranspiração real por meio de sensoriamento remoto, Coeficiente de cultivo, Absorção de carbono pela vegetação da caatinga, Indicadores hídricos, Sistema de monitoramento por satélite, Avaliação do uso consultivo de água doce, Secas e Estimativa da perda de solo.
O livro Aplicações Ambientais Brasileiras com Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto foi organizado pelo Doutor em Engenharia Civil, Bernardo Barbosa da Silva, que também fez Pós-doutorado em Agrometeorologia na Universidade do Arizona, Estados Unidos.