Com o objetivo de contribuir com a definição dos conceitos de zona rural e zona urbana nos primeiros anos de ensino, destacamos três atividades que podem ser aplicadas aos alunos na disciplina de geografia.
Existem pessoas que moram na cidade enquanto outras moram na zona rural. As que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem na zona rural formam a comunidade rural. Ambas possuem características distintas que merecem ser investigadas para uma compreensão mais aprofundada das suas características sociais, demográficas e econômicas.
No espaço urbano, existem alguns serviços básicos como: abastecimento de água, colega de esgoto, eletricidade, transporte público, comunicação, rede bancária, comércio, etc. Na cidade, as casas e prédios são construídos próximos uns dos outros. Todas estas características podem ser utilizadas pelo professor para exemplificar como é o espaço urbano.
O trabalho no campo requer um esforço físico maior. Em alguns casos o trabalho é rústico, pesado e contínuo. Em muitas atividades há a necessidade de um cuidado diário. O setor leiteiro, por exemplo, é uma atividade produtiva da agricultura familiar que requer um trabalho diário. Já em alguns setores do campo a atividade mecanizada substitui a mão de obra física. Nestes casos, o produtor possui recursos financeiros o suficiente para a produção de alimentos em larga escala.

As características da zona rural, também chamada de campo, são diferentes da observada na zona urbana. No campo as pessoas geralmente vivem em sítios, chácaras, fazendas, etc. Na zona rural as casas não são construídas perto uma das outras. Nas pequenas propriedades é comum a existência de pessoas trabalhando na lavoura e no manejo do gado. As pessoas que cuidam da lavoura são chamadas de pequenos agricultores ou lavradores.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.
[citationic]