Ângulo de inclinação solar, o que eu tenho a ver com isso?

Por que a intensidade dos raios solares variam de um lugar para o outro? Por que na minha cidade faz um calor terrível e em outras não? A resposta para estas perguntas tem haver com o ângulo de inclinação solar.

A insolação (radiação solar recebida) pode variar de acordo com os seguintes fatores:

a) Movimento de rotação (movimento onde a terra gira em seu próprio eixo)

b) Movimento de translação (movimento onde a terra gira ao redor do sol)

c) Latitude do local

Mais o que isso tem haver com ângulo solar?

Primeiro: O movimento de rotação faz com que ocorra os dias e as noites. É este movimento que faz com que parte do dia receba uma determinada quantidade de radiação solar.

Segundo: O ângulo de inclinação solar irá afetar a intensidade da radiação solar recebida. Ao meio dia, por exemplo, os raios solares estão incindindo verticalmente nas regiões próximas ao equador. Isso faz com que neste horário a radiação solar seja mais intensa, fazendo você sentir mais calor. Já no finalzinho da tarde o ângulo de inclinação solar está mais baixo, logo os raios solares estarão menos intensos, pois a distância que ele percorre até chegar a superfície será maior, e por conseguinte, você irá sentir uma temperatura mais agradável.

Mais por que em áreas localizadas em médias ou altas latitudes o sol não é tão forte?

Veja a imagem ao lado. Os raios solares atravessam uma distância maior até chegar as áreas que estão em médias ou altas latitudes. Ao atravessar uma distância maior, estes raios estarão mais propensos a serem dispersos por meio dos gases e componentes da atmosfera. Nas áreas localizadas em baixas latitudes ou próximas ao equador os raios solares atravessam uma menor distância, além de sofrerem menor interferência por parte dos componentes da atmosfera.